Em comunicado, o Governo cabo-verdiano indicou que vão ser galardoados com a medalha de mérito cultural do 1.º grau Carlos Alberto Martins “Katchás” e Orlando Pantera (a título póstumo), César Lélis, Jorge Martins e Olga Fortes, do grupo Juventude em Marcha, e o cantor Dany Silva, este um dos seis artistas de origem cabo-verdiana que vão ser galardoados em Portugal.
Com a medalha de mérito cultural do 2.º grau serão galardoados o grupo “Kolá San Jon” da Associação Cultural Moinho da Juventude (ACMJ), em Portugal, e artistas que residem em Portugal, como Dino D’Santiago e Lura.
Vão ser ainda homenageados na música o Duca, Princezito, Carlota de Barros, Constantino Cardoso, Dani Mariano, Hernani Almeida, Kaku Alves”, Luís Filipe Cardeal Lima, Tcheka, Mayra Andrade, Tchenta”.
No teatro vão receber a medalha Elisabeth Gonçalves, o Grupo Teatral Nova Casa, João Pereira “Tikai”, Sabino Baessa, Zenaida Alfama, enquanto na dança serão distinguidos Avelino Chantre - “Avé”, Bety Fernandes, Mano Preto, Rosy Timas, os três últimos do grupo Raiz di Polon) e no artesanato Gustavo Duarte.
Com as homenagens, o Governo cabo-verdiano pretende chamar atenção para a “importância e valorização da cultura”, incentivando a criação de condições necessárias com vista à promoção da mesma como fator de desenvolvimento de Cabo Verde.
Também pretende “reconhecer e impulsionar ainda mais” o trabalho dos artistas, compositores, criadores, prestando tributo a várias gerações de fazedores de cultura “que souberam contribuir para o conhecimento e reconhecimento do trabalho de excelência que eleva cada vez mais o país”.
Sob o lema "Somos Cultura", este ano, o ponto mais alto do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades vão acontecer em Lisboa, com várias atividades, com música, dança e exposição, entre outros atrativos alusivos ao arquipélago, conforme avançou há uma semana a diretora-geral das Artes e das Indústrias Criativas, Vandrea Monteiro.
As atividades vão decorrer sob o signo do jornalista, escritor e poeta do início do século XX, Eugénio Tavares, patrono da data.
A comemoração do dia 18 de outubro inclui atividades culturais em todas as ilhas do arquipélago.
A Semana com Lusa