SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Grupo de Promotores entregam Petição para a Mudança da Política Linguística Caboverdiana ao Primeiro Ministro 10 Junho 2021

Um grupo de promotores entrega, esta quinta-feira, 10, a “Petição para a mudança da política linguística cabo-verdiana” ao Primeiro ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

Conforme uma nota enviada ao Asemanaonline, no passado mês de Abril, no contexto das eleições legislativas, o mesmo documento foi entregue ao Presidente da República, aos líderes dos partidos políticos e aos então candidatos a deputados da Assembleia Nacional. Findo o processo eleitoral os promotores pretendem fazê-lo chegar aos novos órgãos eleitos.

Sabe-se que a Petição para a mudança da política linguística cabo-verdiana conta com mais de 200 signatários, entre os quais, investigadores linguistas, professores de línguas e literaturas, educadores, escritores, artistas, ativistas, estudantes de graduação e outros profissionais, cabo-verdianos e amigos de Cabo Verde, movidos pelo dever de consciência, e pela responsabilidade cidadã de cooperar com as instituições democráticas, e com a comunidade, nas suas áreas de conhecimento e de atuação.

Os subscritores pretendem, através desta Petição, instar o Governo a considerar, nesta fase de elaboração do novo programa governativo, as medidas legislativas necessárias à mudança da política linguística para uma mais “justa e mais respeitadora” da ecologia linguística da nação cabo-verdiana e dos direitos humanos de natureza linguística. “Considerando a importância capital do assunto em questão, o documento deverá ainda ser entregue ao Presidente da Assembleia Nacional e aos Ministros da Cultura e da Educação, oportunamente”, lê-se na nota referida.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project