MÚSICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Grupo espanhol “Pandeirteiras Sem Fronteiros” vista Cabo Verde 30 Maio 2021

O Grupo espanhol “Pandeirteiras Sem Fronteiros” estará em Cabo Verde na próxima semana para divulgação da música galega, tendo já agendado espectáculos conjunto com a Associação de Músicos de Santiago.

Grupo espanhol “Pandeirteiras Sem Fronteiros” vista Cabo Verde

Segundo apurou a Inforpress junto de Elda Gonçalves, presidente desta agremiação musical, “Pandeirteiras Sem Fronteiros” chega ao país no quadro da sua política de evidenciar e divulgar o seu património imaterial, bem como situar a música galega no contexto da música de raiz.

A Associação de Músicos de Santiago conta levar o grupo para actuações em espaços públicos na capital, de 31 deste mês a 3 de Junho, por forma a melhor interagir com o público, mediante as restrições impostas pela pandemia da covid-19, antes da sua partida para Tarrafal onde, a 5 do próximo mês, o grupo espanhol tem agendados outros concertos.

Composto por voz e percussão, principalmente pandeiros, “Pandeireteiras sen Fronteiros” é um grupo de música tradicional galega, nascido na Corunha (Galiza – Espanha) em 2014 com o objectivo de estudar e conhecer a música tradicional galega através da pesquisa e do trabalho de campo, a fim de resgatar a tradição cultural da sua terra.

No final de 2016, o grupo consolidou sua estrutura e actuação, tornando-se uma Associação Cultural Pandeiros Sem Fronteiras.

O grupo explora as tradições orais de todo o mundo, em busca de semelhanças com o folclore de outros povos e lugares.

Têm um repertório de temas recuperados da tradição oral galega, fruto de anos de pesquisas de campo, às quais vão incorporando peças de outros países e culturas, pelo que, viajaram para países como Espanha, Romênia, Itália, Índia, Marrocos ou Bulgária compartilhando música e cultura, refere a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project