REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Guerra Rússia/Ucrânia: Mais de 900 mil pessoas sem eletricidade e 259 mil sem gás 17 Mar�o 2022

Pelo menos 928.000 ucranianos estão sem eletricidade devido à guerra desencadeada pela invasão russa, segundo o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.

 Guerra Rússia/Ucrânia: Mais de 900 mil pessoas sem eletricidade e 259 mil sem gás

O número foi comunicado pelo próprio Ministério da Energia da Ucrânia às agências humanitárias que ainda trabalham no país, disse Dujarric na sua conferencia de imprensa diária.

Além disso, 259.000 pessoas não têm abastecimento de gás natural, essencial para o aquecimento, revela a Lusa.

A situação é especialmente crítica nas cidades de Chernihiv, Donetsk, Mykolaiv, Zaporijia e Kabatsa, disse o porta-voz.

Além disso, citou um relatório da Organização Mundial de Saúde que denunciou que 43 instalações médicas foram atacadas até agora, algo que condenou veementemente, lembrando que, de acordo com o direito internacional, "as instalações médicas e os seus trabalhadores e transportadores devem ser respeitados" pelas partes em conflito.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 726 mortos e mais de 1.170 feridos entre a população civil, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo, lembra a Lusa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project