INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Guerra Rússia/Ucrânia: Militares ucranianos anunciam morte de um quinto general russo 19 Mar�o 2022

As forças armadas ucranianas anunciaram hoje a morte de um quinto general russo na guerra em curso na Ucrânia.

Guerra Rússia/Ucrânia: Militares ucranianos anunciam morte de um quinto general russo

Segundo NM, trata-se do tenente-general Andry Mordvichev, comandante do 8.º Exército da Região Sul, segundo um comunicado das forças armadas ucranianas.

O oficial russo foi morto no município de Chornobaivka, perto da cidade de Kherson (sul), disseram os militares ucranianos no comunicado, citado pela agência turca Anadolu.

O conselheiro do Ministério do Interior ucraniano Vadim Desinenko disse que nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a então União Soviética perdeu tantos generais em apenas três semanas, segundo a agência espanhola EFE.

Conforme ainda a fonte referida, as reivindicações sobre baixas militares de ambos os lados carecem de verificação independente.

A Rússia não tem divulgado as suas baixas na guerra da Ucrânia, que invadiu em 24 de fevereiro, mas chegou a admitir 498 mortos após sete dias de combates.

Os ucranianos dizem que mataram mais de 14.000 russos e os Estados Unidos estimaram anteriormente as perdas de Moscovo entre 2.000 e 4.000 soldados.

A ONU confirmou a morte de 816 civis até quinta-feira, incluindo 59 crianças, mas tem alertado que os números reais "são consideravelmente mais elevados".

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 24.º dia, também provocou mais de 3,2 milhões de refugiados, na pior crise do género na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, acrescenta NM.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e impôs sanções económicas e políticas a Moscovo. Foto: © Getty Images

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project