REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Guerra Rússia/Ucrânia: Por que os tanques Leopard 2 são tão importantes para a guerra na Ucrânia 21 Janeiro 2023

A Alemanha não conseguiu chegar a um acordo com seus principais aliados ocidentais sobre o envio de tanques Leopard 2 (ver foto) para a Ucrânia, apesar da crescente pressão da OTAN e de Kiev para intensificar sua ajuda militar antes de uma possível ofensiva russa na primavera.

Guerra Rússia/Ucrânia: Por que os tanques Leopard 2 são tão importantes para a guerra na Ucrânia

Os tanques Leopard 2 são vistos como um veículo militar vital e moderno que reforçaria as forças de Kyiv à medida que a guerra com a Rússia se aproxima da marca de um ano.

Mas a Alemanha rebateu as alegações de que está demorando a fornecer apoio militar à Ucrânia e pediu aos EUA que enviem seus próprios tanques através do Atlântico para a Ucrânia.

Por que os tanques Leopard 2 são tão importantes: Treze países europeus, incluindo a Polônia e a Finlândia, já possuem modernos tanques alemães Leopard 2, que foram introduzidos em 1979 e foram atualizados várias vezes desde então, de acordo com o Conselho Europeu de Relações Exteriores.

Muitos deles concordaram em reexportar alguns tanques para Kyiv, mas precisam da permissão da Alemanha. Representantes dos países detentores de tanques Leopard reuniram-se à margem de uma reunião na base aérea de Ramstein, na Alemanha, informou o Ministério da Defesa português.

No total, são cerca de 2.000 veículos Leopard 2 espalhados pela Europa, em diferentes níveis de prontidão.

Cada tanque contém um canhão Smoothbore de 120 mm e uma metralhadora de 7,62 mm. Pode atingir velocidades de 70 km por hora ou 50 km por hora fora de estrada, tornando a manobrabilidade uma de suas principais características. Há também uma proteção total contra ameaças, incluindo dispositivos explosivos improvisados, minas ou fogo antitanque, de acordo com seu fabricante alemão, Krauss-Maffei Wegmann.

O grande número de unidades já baseadas perto da Ucrânia e as demandas de manutenção relativamente baixa do Leopard em comparação com outros modelos levam os especialistas a acreditar que os tanques podem ajudar a Ucrânia rapidamente.

Por que a Alemanha está arrastando os pés na ajuda à Ucrânia? A frustração sentida por alguns membros da Otan em relação à Alemanha reforçou a narrativa em alguns cantos de que Berlim tem sido mais lenta do que seus equivalentes ocidentais em oferecer apoio à Ucrânia.

Esperava-se que a Alemanha anunciasse a decisão de enviar tanques Leopard 2 para a Ucrânia na sexta-feira, mas, em vez disso, disse que precisava de mais tempo.

Além disso, a nomeação de Boris Pistorius como novo ministro da Defesa da Alemanha nesta semana levantou questões, devido às suas posições anteriores sobre a Rússia.

O líder polonês Mateusz Morawiecki citou o apoio anterior de Pistorius para aliviar as sanções contra a Rússia, juntamente com seu relacionamento com o “associado próximo” Gerhard Schröder. O ex-chanceler alemão foi forçado a desistir de seu cargo no Parlamento alemão (Bundestag) por não ter rompido seus laços comerciais com a Rússia após a invasão de Moscou. A Semana com CNN Internacional

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project