POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

“Guerra” entre AdS e Electra sobe ao Parlamento pelas vozes dos deputados do PAICV e do MpD 08 Dezembro 2021

A “guerra” entre a empresa produtora de água (Electra) e a empresa Águas de Santiago (AdS), que faz a distribuição, subiu hoje ao Parlamento, com acusações mútuas por parte dos deputados do PAICV (Oposição) e do MpD (poder).

“Guerra” entre AdS e Electra sobe ao Parlamento pelas vozes dos deputados do PAICV e do MpD

“Guerra” entre AdS e Electra sobe ao Parlamento pelas vozes dos deputados do PAICV e do MpD

O caso da “guerra” entre a empresa produtora de água (Electra) e a empresa Águas de Santiago (AdS), que faz a distribuição, subiu hoje ao Parlamento, com acusações mútuas por parte dos deputados do PAICV (Oposição) e do MpD (poder).

Segundo a Inforpress, as populações dos municípios da Praia e São Domingos têm-se queixado da falta de água, situação que lhes tem causado “grandes transtornos”.

Os dirigentes da AdS alegam que a Electra é responsável pela falta da água nos dois municípios, enquanto a empresa que produz o precioso líquido diz que a AdS “não tem cumprido” com o seu compromisso de pagamento.

Segundo o parlamentar eleito nas listas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde Manuel Brito, o Governo “deve ser o primeiro a dar o exemplo de bom pagador”.

O deputado da oposição fez essas considerações durante a declaração de voto relativa a um dos artigos da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2022.

“Exortamos o Governo a assumir as suas responsabilidades para com as famílias da Cidade da Praia e de São Domingos”, sublinhou o porta-voz da bancada do PAICV, acrescentando que as pessoas “não podem pagar pelo conflito entre a Electra e a AdS, em termos de abastecimento da água”.

Neste momento, indicou Manuel Brito, a dívida da AdS em relação à Electra “ascende a mais de dois milhões de contos”.

“É lamentável a situação por que estão a passar as famílias cabo-verdianas por causa da irresponsabilidade da empresa de produção de água e, também, o próprio Governo tem responsabilidade nessa matéria”, acusou o deputado da oposição.

Por sua vez, o deputado do Movimento para a Democracia, Alcides de Pina, lembrou que a AdS foi um “nada morto criado pelo [Governo] do PAICV”.

Para o MpD, a criação da AdS foi imposta às câmaras municipais de Santiago pelo PAICV.

“Vocês ganharam milhares de dólares com o projecto de MCA [Millennium Challenge Account] e tinham tudo para dar a viabilidade à AdS”, acusou o deputado da bancada que suporta o Governo no Parlamento, acrescentando que foi gasto “quase um milhão de contos em estudos de viabilidade [da AdS] e não se fez o essencial, que era o investimento na Cidade da Praia, onde havia perde de mais de 60% na rede de água”.

Segundo o deputado ventoinha citado pela Inforpress, no tempo da governação do PAICV havia sempre queixas por parte dos munícipes que exibiam água de cor amarela por causa dos problemas que então existiam.

“Foi graças a este Governo que a AdS começou a funcionar”, notou Alcides de Pina. que ainda esclareceu que se está em presença de uma empresa intermunicipal, que foi “socorrida” pelo executivo liderado por Ulisses Correia e Silva para que a mesma funcionasse.

Capacidade da Electra e AdS com dívida de mais 2 milhões de contos

No dizer do MpD, se hoje existem dívidas da AdS em relação à Electra, “a responsabilidade deve ser partilhada pelo Governo e as câmaras municipais [donas da empresa de distribuição da água].

Neste momento, de acordo com a administração da Electra, esta empresa tem capacidade de produção diária de água de 20 mil metros cúbicos, suficientes para cobrir a demanda da Praia e de São Domingos.

“A distribuidora não tem cumprido com o pagamento regular dos fluxos diários”, adiantou a administração.

Por outro lado, indicou ainda que a AdS “não vem também cumprindo com os pagamentos” dos remanescentes mensais das facturações, que têm como objectivo estancar a dívida que neste momento “ascende a mais de dois milhões de contos”, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project