INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Guerra no Iémen: Embaixador iraniano deixa Sanaa controlada pelos rebeldes 20 Dezembro 2021

A guerra no Iémen opõe desde há sete anos os rebeldes Huthis perante as forças governamentais, apoiadas por uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita, o principal rival regional do Irão. A aparentemente inexplicável partida do embaixador faz este domingo manchetes pelo mundo.

Guerra no Iémen: Embaixador iraniano deixa Sanaa controlada pelos rebeldes

Entretanto, a imprensa internacional especulava sobre os motivos para a saída do embaixador iraniano junto dos houthis. que foi colocado em outubro do ano passado, aliás o único alto diplomata colocado na capital controlada pelos rebeldesum alto responsável saudita, quando Riade controla o espaço aéreo deste país pobre e em guerra.

"O embaixador partiu num avião iraquiano e encontra-se de momento em Bagdad", declarou à agência noticiosa AFP um alto responsável saudita. um esclarecimento que suscitou ainda mais dúvidas, ao fechar-se sobre quais seriam os motivos e as circunstâncias desta partida intempestiva.

Na sua perspetiva, a partida do embaixador surgiu após um pedido dos rebeldes e com o aval de Riade, que autorizou este voo após uma mediação do Iraque e do sultanato de Omã entre os Huthis e os sauditas.

Os motivos e as circunstâncias desta partida não foram precisados pela fonte saudita.

É a Covid

Em Teerão, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indicou que o embaixador está infetado com Covid desde há alguns dias.

Mais esclarecimentos ainda não existem.

Fontes: Sky News/Al-Jazeera.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project