LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Guiné-Bissau: Baciro Djá declara apoio a Domingos Simões Pereira nas eleições presidenciais 12 Dezembro 2019

O antigo primeiro-ministro guineense Baciro Djá declarou, esta quarta-feira,11, que vai apoiar o candidato do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Domingos Simões Pereira na segunda volta das presidenciais, marcadas para 29 de dezembro.

Guiné-Bissau: Baciro Djá declara apoio a Domingos Simões Pereira nas eleições presidenciais

Segundo a Lusa, Baciro Djá afirmou que decidiu apoiar Domingos Simões Pereira por ter "mais cultura de Estado" e por ter tido "votos de todas as religiões".

"Queremos uma Guiné-Bissau de meritocracia, sem etnias e religiões", afirmou Baciro Djá, que é também presidente da Frente Patriótica de Salvação Nacional (Frepasna), partido que criou depois de ter deixado o PAIGC.

Na sua declaração de apoio, antes de assinar o acordo político com o PAIGC, na sede da Frepasna em Bissau, Baciro Djá salientou que o seu partido pode dar "experiência política e a base de apoio" a Domingos Simões Pereira.

O acordo de apoio político foi assinado entre Baciro Djá e a quarta vice-presidente do PAIGC, Adiato Nandingna.

Baciro Djá também concorreu na primeira volta das presidenciais da Guiné-Bissau, realizadas em 24 de novembro, tendo obtido 1,28% dos votos. Mas segundo o jornal O Democrata, o ex-Pirmeiro-Minstro assegurou que o seu partido pode dar o candidato dos libertadores quatro por cento de votos, que é o mesmo número que o seu partido (FREPASNA) obtivera nas eleições legislativas de 10 de março do ano em curso. Reconheceu ter tomado a decisão pela consideração ao PAIGC.

A segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau, marcada para 29 de dezembro, vai ser disputa entre Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embaló, candidato apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project