LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Guiné-Bissau: José Mário Vaz, candidato a um segundo mandato 02 Setembro 2019

Num comício organizado no dia 29 em Bissau, o presidente cessante José Mário Vaz anunciou a sua candidatura para um segundo mandato nas presidenciais do próximo dia 24 de Novembro. José Mário Vaz é Presidente da Guiné-Bissau desde 2014 - com ele nenhum governo constitucional do PAIGC funcionou.

Guiné-Bissau: José Mário Vaz, candidato a um segundo mandato

Conforme a AFP, após alguns dias de suspense, José Mário Vaz anunciou, na passada quinta-feira, que é candidato à sua própria sucessão.

Perante os seus apoiantes, jovens, mulheres e anciões que vieram um pouco por todos os lados da Guiné-Bissau, sobretudo, os agricultores do interior do país, José Mário Vaz assumiu o desafio que lhe foi lançado por vários movimentos da população.

José Mário Vaz, JOMAV como também é conhecido, apresenta-se à corrida do próximo dia 24 de Novembro, tendo como principal capital político o facto de ter sido o primeiro Presidente eleito na Guiné-Bissau que concluiu o seu mandato de cinco anos.

Os apoiantes do JOMAV apresentam-no como alguém que promoveu a liberdade de expressão, liberdade de imprensa, alguém que é pela não-violência, pelo diálogo e pela estabilidade. Mas os apoiantes tentaram esconder, segundo analistas locais, o fato de José Mário Vaz ter sido o principal responsável da crise política na Guiné, durante a legislatura anterior e início do atual, reacusando-se nomear e empossar o Primeiro-ministro eleito pelo povo (Domingo Simão Pereira), líder do partido mais votado -PAIGC.

Segundo ainda a AFP, no gigantesco cartaz exibido no espaço de diversão em Bissau onde Jomav se apresentou publicamente para a corrida a um segundo mandato, o político é apresentado como homem de paz.

José Mário Vaz nasceu a 10 de dezembro de 1957. Concorre a um segundo mandato, na qualidade de independente, por se ter incompatibilizado com o seu partido, o PAIGC, desde 2015.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project