INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Guiné-Conacri: 5 mortos em protestos contra mudança na Constituição ’para 3º mandato’ de Alpha Condé 16 Outubro 2019

Cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após o exército disparar para dispersar milhares de manifestantes que na segunda-feira se reuniram na capital, Conacri, em protesto contra a decisão do presidente Alpha Condé de mudar a Constituição. A oposição acusa o presidente de estar a manobrar para se recandidatar a um terceiro mandato na eleição do próximo ano.

Guiné-Conacri: 5 mortos em protestos contra mudança na Constituição ’para 3º mandato’ de Alpha Condé

Milhares de apoiantes dos partidos da oposição, grupos da sociedade civil e sindicalistas juntaram-se em protestos por todo o país. Mas é na capital que, segundo os noticiários, a repressão foi violenta e causou vítimas.

A polícia usou gás lacrimogéneo para conter os manifestantes que atiraram pedras e bloquearam as rodovias para Concacri, usando pneus incendiados.

Segundo a Deutsche Welle, os números sobre as vítimas fornecidos quer pelo líder da oposição, Cellou Diallo, quer pela Cruz Vermelha coincidem quanto ao número de mortos, quatro, mas divergem quanto ao número de feridos.

Dialllo — que derrotado na presidencial de 2015 logo à primeira volta, continua a clamar fraude — referiu que há 38 feridos, enquanto a Cruz Vermelha refere que 20 pessoas foram atingidas com balas.

Os noticiários internacionais como os da Reuters, AFP referem que há pelo menos cinco mortos e dezenas de feridos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project