LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Guiné-Equatorial: Vice Presidente Obiang alvo de ordem de prisão por cleptocracia em França 23 Dezembro 2019

Teodoro ’Teodorin’ Obiang, vice-presidente da Guiné-Equatorial e filho do presidente Obiang, voltou esta semana a ser julgado pela justiça francesa que o acusou de "branqueamento do abuso de bens sociais, abuso de confiança, de desvio de fundos públicos e de corrupção". O MP no tribunal de recurso de Paris na segunda-feira pediu um mandado de detenção de Teodorin, além de uma multa de 30 milhões de euros e confisco de todos os seus bens em França.

Guiné-Equatorial: Vice Presidente Obiang alvo de  ordem de prisão por cleptocracia em França

O vice-presidente da Guiné-Equatorial e filho do mais antigo líder africano voltou a ser julgado, dois anos após ter sido condenado em França por corrupção e desvio de dinheiros públicos - sistema de «cleptocracia» (Estado governado por ladrões).

Nem agora nem há dois anos Teodorin se apresentou em tribunal. Em outubro de 2017, foi condenado a três anos de prisão, por "branqueamento de dinheiro obtido com práticas corruptas no seu país". Essa pena era de imediato suspensa e cumprir-se-ia apenas em caso de reincidência.

O Ministério Público pediu aos juízes que sejam "mais rigorosos" por considerar que a "advertência" que o Tribunal Correcional de Paris quis dar há dois anos, ao condenar Obiang à pena suspensa apenas, revelou ser "particularmente inadequada" dado o comportamento reincidente do réu.

"É autor de factos de uma grande gravidade" pela sua duração no tempo, a dimensão e o caráter "sistemático" do comportamento corrupto, "com o único objetivo de aumentar o seu património pessoal" e causando "um grave prejuízo" à economia do seu país.

O representante do MP negou a possibilidade de ’Teodorin’ beneficiar de imunidade diplomática na sua qualidade de governante da Guiné- Equatorial, já que "a jurisprudência francesa limita essa prerrogativa a presidentes, primeiros-ministros e ministros dos Negócios Estrangeiros".

Para terça-feira, 24, está prevista a intervenção da defesa.
— -
Fontes: AFP/Lusa. Foto (Getty Images): O vice-presidente equato-guineense desde 2012 é conhecido pelos gastos extravagantes em artigos de luxo desde joias a iates e automóveis.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs