INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Guterres apela à criação de um Novo Contrato Social e Acordo Global 19 Julho 2020

Contra as desigualdades, cada vez mais evidentes, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) apelou à criação de um "Novo Contrato Social para uma nova era" e de um Novo Acordo Global.

Guterres apela à criação de um Novo Contrato Social e Acordo Global

Segundo o Euronews, António Guterres manifestou-se durante um discurso virtual proferido, em direto, para a Fundação Nelson Mandela, na comemoração do nascimento do Prémio Nobel da Paz

"A Covid-19 foi comparada a um raio-X que revela fraturas no esqueleto frágil das sociedades que construímos. Está a expor falácias e falsidades em todo o lado. A mentira de que o livre mercado pode oferecer cuidados de saúde para todos. A ficção de que o trabalho não remunerado não é trabalho. A ilusão de que vivemos em um mundo pós-racista. O mito de que estamos todos no mesmo barco. Enquanto flutuamos todos no mesmo mar, está claro que alguns se encontram em iates, enquanto outros estão agarrados a destroços à deriva", sublinhou Guterres.

Considerando não só as desigualdades económicas, mas também a nível social e das relações de poder, o secretário-geral das Nações Unidas insistiu que é preciso pensar um futuro apoiado em valores humanistas de solidariedade em nome de um Novo Acordo Global orientado para uma "globalização justa", "uma vida em equilíbrio com a natureza" e com atenção aos "direitos das gerações futuras."

Guterres insiste que todos devem ter acesso a iguais oportunidades, garantindo, em simultâneo, que o poder e a riqueza são partilhados de maneira justa e que os direitos humanos são respeitados, refere o EN.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project