REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Harry isola-se em casa nos EUA a preparar visita ao avô príncipe-consorte de 99 anos hospitalizado — Reino Unido dividido após mensagem régia 22 Fevereiro 2021

O neto da Rainha de Inglaterra, que abdicou dos privilégios régios e vive hoje em Los Angeles, Harry, isola-se em casa, na previsão de ter de regressar a qualquer momento ao Reino Unido para visitar o avô quase centenário hospitalizado. Uma quase rotina desde que o consorte da Rainha de Inglaterra entrou na quarta-idade.

Harry isola-se em casa nos EUA a preparar visita ao avô príncipe-consorte de 99 anos hospitalizado — Reino Unido dividido após mensagem régia

O príncipe Filipe faz anos em 10 de junho e as comemorações do seu centésimo aniversário estão a ser preparadas desde há longo tempo. Mas os achaques cada vez mais frequentes, como o mal-estar que levou à sua hospitalização na quarta-feira, 17, tudo podem mudar.

"O Harry está preocupado com o bem-estar do avô e está a ser informado regularmente acerca do seu estado de saúde. Escolheu ficar em casa no caso de ser necessário voltar ao Reino Unido de repente", afirmou uma fonte à imprensa britânica de referência.

O príncipe-consorte foi hospitalizado nas vésperas do Natal durante quatro dias, ao fim dos quais pôde celebrar o Natal em família. O mesmo tinha acontecido no Natal de 2019, devido a uma infeção urinária.

Na última década, a doença impediu-o de participar em momentos marcantes da vida do país. Em 2012 uma cirurgia ao abdómen obrigou-o a faltar ao Jubileu de Diamante (o 60º) da Rainha. Em junho desse ano, a imprensa — que não arreda pé da entrada do hospital londrino onde o nonagenário esteve internado por mais de uma semana, após ter "uma indisposição" enquanto assistia a um festival aéreo — regista em fotografias a presença diária de Harry e irmão à cabeceira do avô.

Pouco antes de retirar-se oficialmente da vida pública em 2017, nova hospitalização impediu-o de assistir à celebração da Batalha de Jutlândia — travada no mar do Norte, 200 km a noroeste da ilha dinamarquesa, entre a Marinha Imperial Alemã e a Marinha Real Britânica, de 31 de maio a 1 de junho de 1916.

Sem carta aos 97 anos


Em janeiro de 2019, marido de Elizabeth II foi hospitalizado após um acidente de automóvel de que teve a culpa. "A autoridade rodoviária ouviu-o e chegaram a consenso sobre ele não poder mais guiar".

Rainha : como reage à hospitalização do marido

Formam o casal real mais longevo da história: casaram-se em 1947, ela tinha 21 anos e ele 26 (ao fim de oito anos de namoro por carta).

Quase 74 anos depois da vida em comum, pergunta-se: Ccomo é que a rainha reage à hospitalização do marido?

Por estes dias, ela continua a cumprir os seus deveres protocolares agendados. Tal como aconteceu em anteriores hospitalizações do duque de Edimburgo, título que o rei Jorge VI lhe atribuiu meses antes de casar e abdicar dos títulos de príncipe herdeiro das coroas grega e dinamarquesa. Títulos aliás que de pouco lhe serviam após a separação das duas coroas com a Grécia a proclamar-se República Helénica, em 1946.

Covid-19: negativo para todos exceto príncipes Carlos e William

Em março, um comunicado da sede da monarquia britânica informava que o príncipe Carlos, o próximo na linha sucessória, tinha testado positivo à Covid-19. Dias depois, foi o segundo na linha sucessória, William, a testar positivo à Covid-19. Ambos recuperaram bem.

Oficialmente, estes foram os dois único casos da doença do coronavírus na realeza britânica.

O casal real multinonagenário foi poupado, apesar de pertencer a um grupo de risco: o dos mais idosos do Reino Unido flagelado pela pandemia. Segundo os registos de referência, hoje sábado, 20, o país registava um total de 4.095.269 infeções e 119.920 óbitos.

Fontes: BBC/Daily Mail. Foto: O príncipe-consorte Filipe e o neto Harry. Este hoje a viver em Los Angeles, "está preocupado com o bem-estar do avô" e mantém-se "informado regularmente acerca do seu estado de saúde". Harry cancelou a sua agenda pública e "escolheu ficar em casa no caso de ser necessário voltar ao Reino Unido de repente".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project