"Estamos a trabalhar o mais rápido possível para combater os fogos, retirar os residentes e turistas", declarou o presidente Biden.
"As nossas orações vão para as pessoas do Hawai, mas também todos os meios que pudermos disponibilizar", prometeu Biden.
As autoridades do Estado-arquipélago norte-americano do Pacífico Central referem mais de um milhar de pessoas desaparecidas e era de sessenta e sete o número oficial de mortes na manhã de sábado.
Os residentes em Hawai, a ilha-maior, e Maui, conhecida estância turística do arquipélago do Hawai contam da sua impotência perante o avançar das chamas que reduziram a cinza vários povoados, designadamente Lahaina.
Obama expressa-se e apela a apoios
O quadragésimo-quarto presidente expressou na plataforma X (ex-Twitter) a sua trizteza perante a devastação na terra onde nasceu há 62 anos.
"É difícil visualizar algumas das imagens que nos chegam do Hawai, um lugar tão especial para muitos de nós. Eu e a Michelle estamos a pensar em todos os que perderam um ente querido, ou que tiveram a sua vida afetada".
A mensagem de Obama termina com a indicação do endereço — hawaiicommunityfoundation.org/maui-strong — para onde podem ser enviados apoios.
Fontes: AP/Reuters/CNN/X/The Hill/... Fotos (AFP/Getty): A devastação causada no Hawai pela fatal combinação de fogos e fortes ventos do furacão Dora.