ESPECIAIS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Hipismo: 15 cavalos disputam o troféu de primeiro classificado 28 Abril 2022

As corridas de cavalos são a prova rainha das festividades da Bandeira de São Filipe e do Dia do Município, arrastando multidões de pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, para o hipódromo, situado nas proximidades do aeródromo de São Filipe. Desde o início de abril que os cavalos intensificaram os treinos para as tradicionais corridas. Este ano, por se celebrar o centenário da elevação de São Filipe à categoria de cidade, a Câmara Municipal decidiu duplicar o valor do primeiro prémio, que passou de 250 para 500 contos.

Hipismo: 15 cavalos disputam o troféu de primeiro classificado

Ao todo estão inscritos 15 cavalos. Os proprietários são da ilha do Fogo, de Santo Antão e de Santiago. Para os amantes e a própria comissão responsável pela corrida, são bons cavalos e por isso espera-se corridas eletrizantes.

Alistados para as corridas estão os seguintes cavalos cujos donos são da ilha do Fogo: Armando Cunha (Raúl Fernandes), Airley (Arlindo Lopes), América Dreams e Vulcão (Cloves Teixeira), Badia, Nimocis, Criston e Príncipe Fogo (Salomão Amado), Brazão (Clayton Alves), Fogo (Manuel Gomes), Foguete (Norberto Araújo) e Império (António Lopes).

Temos ainda Alderman (Erik Silva) e Furacão (Ivandro Rodrigues), cujos proprietários são de Santo Antão. Há ainda Raya, de um proprietário de Santiago (Cidade da Praia).

Este ano a Câmara Municipal aumentou o valor dos prémios para as concorridas cavalgadas das festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe 2022: o 1º lugar receberá 500 contos, o 2º lugar 250 contos e o 3º lugar 200 contos. Já os classificados no 4º, 5º e 6º lugares receberão 150, 130 e 100 contos, respetivamente. O prémio de participação são 10 contos.

Futebol, ciclismo e outras modalidades

Nas outras modalidades, destaca-se o ciclismo que contou com a participação de 16 dos 19 ciclistas inicialmente inscritos, oriundos das ilhas de Santiago, S. Vicente, Santo Antão e Fogo. Por dificuldades de transportes, os ciclistas de S. Nicolau inscritos não puderam participar na competição.

A prova, de cerca de 25 quilómetros, no percurso Campanas de Baixo/Vidade de São Filipe, foi ganha por Nélio Cruz, de S. Vicente, seguido de Hernâni da Luz, de Santo Antão, e Kevin Coutinho também de S. Vicente. Luís Ribeiro, da Cidade da Praia (Santiago), ficou com o título de melhor ciclista. Emanuel Centeio, de Santa Catarina do Fogo, conquistou o quinto lugar.

Na prova de atletismo masculino, dos 20 inscritos inicialmente (masculino e feminino) participaram na prova 13 atletas, sendo 11 masculinos e duas raparigas. Por falta de transporte, seis atletas de Santiago (três homens e três mulheres) e um de S. Vicente desistiram da prova.

Artur Silva, de S. Vicente, foi o vencedor ao fazer o percurso São Filipe/Almada/São Filipe em 29 minutos e 54 segundos, seguido de Rubem Monteiro, da Brava, com o tempo de 30 minutos e 21 segundos, e de Edy Monteiro, do município de Santa Catarina do Fogo, com 30 minutos e 33 segundos. Na quarta posição ficou Kenny Miranda, dos Mosteiros, com 30 minutos e 54 segundos.

Com a desistência de três atletas da ilha de Santiago, a prova do atletismo feminino cantou somente com duas atletas de Santa Catarina. Daty Miranda conquistou o primeiro lugar e a sua companheira Ivânia Barbosa arrebatou a segunda posição.

Na corrida de botes, entre o porto de Vale dos Cavaleiros e a praia de Fonte Bila, a primeira que foi realizada, o vencedor foi a embarcação Baixada (Gelson Elves Barros Mendes, João Paulo Miranda e Valdemar Alves Amado). O segundo lugar foi para Deus do Mar (Paulo Barros Mendes, Katio Barros Mendes e Victor) e o terceiro lugar para Maria José (Manuel António Pina Barros, Raul da Silva Gomes Lopes e Homem do Mar).

O tradicional torneio de futebol aconteceu no campo de São Lourenço, com a participação da equipa campeã do Fogo, o Botafogo, e os mistos de São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina. Nesta quinta-feira, 28, jogam os mistos de Santa Catarina e Mosteiros e Botafogo e o misto de São Filipe. Já no dia 30 estarão frente -a- frente os vencidos dos jogos do dia 28 e depois, para a disputa do troféu do primeiro lugar, os vencedores das citadas partidas.

A nível de basquetebol, o vencedor foi a formação Atlântico, quer na categoria de sénior, quer na categoria de júnior masculino.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project