Os dois cavalos, os melhores da actualidade a nível da ilha do Fogo, venceram as respectivas séries com alguma distância, e na finalíssima, a terceira disputada este ano entre os dois cavalos, “Vulcão” foi mais forte e venceu com tranquilidade.
Na primeira disputa entre os dois cavalos na festa do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, em Abril, “Vulcão” tinha conquistou o primeiro lugar, mas, um mês depois, nas festas do município da Praia, foi a vez de “Passadinha” conquistar o primeiro lugar, e agora “Vulcão” volta a conquistar o título.
A rivalidade entre os dois cavalos é mais sentida nos amantes da corrida de cavalos, sobretudo das pessoas de São Filipe, que se deslocaram em grande número aos Mosteiros para apoiar os respectivos cavalos, que também são acompanhados pela diáspora, através de transmissão, já que os proprietários dos dois cavalos são ambos emigrantes nos Estados Unidos da América.
A classificação ficou assim ordenada: “Vulcão”, “Pasadinha”, “Badia”, “América Dreams” e “Nimosis”, com direito a prémio monetário de 120, 100, 80, 60 e 40 mil escudos, respectivamente, sendo que os três primeiros têm ainda direito a um troféu.
Os demais cavalos receberam prémios de participação no valor de 15 mil escudos, cada.
Uma criança de cerca de cinco anos foi atingida por um cavalo e, segundo elementos da Protecção Civil, que prestaram primeiros socorros na pista antes de encaminhar a criança para o centro de Saúde dos Mosteiros, a mesma “terá fraturada uma perna”.
Hoje, celebra-se o Dia do Município e da Nossa Senhora da Ajuda, sendo que o período de manhã está reservado às actividades religiosas, nomeadamente missa e procissão e. no período da tarde, a realização do festival de Praia Lantcha, com actuação de artistas locais, bandas Pró Kultura e Evolução de Corvo, Vavo & Banda, Mixibiote e Show de Pina.
Uma hora antes do Festival de Praia Lantcha realizam-se as finais das provas náuticas, cujas eliminatórias realizaram-se no mês de Julho, no quadro dos Jogos de Verão de 2023.
A Semana com Inforpress