INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Histórico navio de guerra “Old Ironsides” comandado pela primeira vez por uma mulher 07 Janeiro 2022

Billie J. Farrell é a primeira mulher a assumir o cargo de comandante do USS Constitution, também conhecido como “Old Ironsides”, nos 224 anos de história do navio de guerra, divulgou esta sexta-feira, 07, a Marinha dos Estados Unidos.

Histórico navio de guerra “Old Ironsides” comandado pela primeira vez por uma mulher

A cerimónia da tomada de posse de Billie J. Farrell, como comandante, sucedendo a John Benda, que comandava a tripulação do navio desde fevereiro de 2020, esta agendada para 21 de janeiro e irá decorrer a bordo da histórica fragata.

"Sinto-me honrada por ter o privilégio de em breve comandar este navio de guerra icónico que remonta às raízes da nossa nação e da nossa Marinha e de ter a incrível oportunidade de servir como a primeira mulher comandante do USS Constitution", salientou Billie J. Farrell, citada num comunicado da Marinha norte-americana.

Natural de Paducah, no Estado do Kentucky, e graduada em 2004 pela Academia Naval dos EUA, Billie J. Farrell desempenhou mais recentemente o cargo de oficial executiva a bordo do USS Vicksburg, um cruzador de mísseis guiados da Marinha dos EUA.

"Espero fortalecer o legado do Constituição dos EUA através da perseverança, promoção e proteção, contando a sua história e ligando-a à rica herança da Marinha dos Estados Unidos e dos navios de guerra que servem a sua frota atualmente", acrescentou, citada pela agência AP.

O USS Constitution, que pertence à base Charlestown Navy Yard, de Boston, é o mais antigo navio de guerra do mundo ainda operacional. Este navio desempenhou um papel fundamental na Guerra de 1812 e defendeu as rotas marítimas entre 1797 e 1855.

Invicto em batalha, destruiu ou capturou 33 navios adversários e conquistou a alcunha de Old Ironsides durante a Guerra de 1812, quando as balas dos canhões britânicos foram vistas a resvalarem na sua armação de madeira.

O USS Constitution é tripulado por marinheiros no ativo e a primeira mulher a servir na tripulação foi Rosemarie Lanam, em 1986, enquanto a primeira mulher a desempenhar um cargo de oficial foi Claire V. Bloom, que liderou a vela da embarcação em 1997. “As mulheres a bordo deste navio representam atualmente mais de um terço da tripulação, com cerca de 80 pessoas”.

Asemana C/Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project