INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Holanda: Vinte anos depois, Interpol captura em Espanha pedófilo que assassinou menino de 11 anos 28 Agosto 2018

Em agosto de 1998, Nicky Verstappen, de 11 anos, foi raptado dum acampamento para jovens, no sul da Holanda, enquanto dormia. Este último domingo de agosto, o seu assassino, o holandês Jos Brech, de 55 anos, foi capturado em Espanha.

Holanda: Vinte anos depois,  Interpol captura em Espanha pedófilo que assassinou menino de 11 anos

A investigação da polícia holandesa demorou quase vinte anos a identificar o autor do crime que chocou a Holanda quando o corpo do rapazinho foi descoberto abandonado junto duma árvore de Natal, a um quilómetro do acampamento na manhã seguinte.

A polícia nesse dia da macabra descoberta entrevistou muitas pessoas, entre elas, o assassino. Todos os homens que tinham estado próximos do acampamento foram ouvidos pela polícia, que não reteve nenhum como suspeito.

A família Verstappen nunca deixou que o caso caísse no esquecimento, mas só no início deste ano foi testado um novo método de investigação com uma grande operação de recolha de amostras de ADN. 16 mil homens ofereceram-se como voluntários para testar o seu ADN, numa tentativa para resolver o caso. Todos foram descartados, mas a operação terá permitido um avanço quando o assassino, Brech, não se apresentou para a testagem.

Em abril, os familiares de Brech comunicaram à polícia que ele tinha desaparecido. A investigação policial apurou que o ADN do desaparecido era 100% compatível com o ADN encontrado no corpo de Nicky.

Jos Brech entrou para a lista da Interpol. E foi assim que alguém em Espanha o reconheceu e chamou a polícia a informar que o homem se encontrava numa floresta perto de Barcelona.

Brech é, segundo as autoridades holandesas, um perito em técnicas de sobrevivência. Ao ser detido, constavam entre os seus pertences, instrumentos de pesca, livros com indicações de plantas comestíveis e alimentos submetidos a liofilização (técnica pela qual uma substância orgânica é desidratada por meio de congelamento a vácuo, que pressiona a passagem da água em estado sólido para o estado gasoso).

Família aliviada

Peter R. de Vries, jornalista que se tornou porta-voz da família do menino morto, escreveu esta segunda-feira no Twitter: "Já o apanhámos! Jos Brech foi capturado em Espanha, perto de Barcelona! A família sente um grande alívio. Justiça será feita!"

Fontes: Sky News/ Foto: A família Verstappen — o pai Peter (ao centro), a irmã Femke e a mãe Berthie — lutou para manter o caso em investigação tendo contratado o jornalista Peter R. de Vries (à direita na foto).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project