ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Homenagem ao António Pusich inicia processo de cooperação entre a Croácia e Cabo Verde- Diplomata 24 Outubro 2022

O descerramento da placa de homenagem ao Governador de Cabo Verde entre os anos 1818/1821, António Pusich, natural da Croácia, realizada hoje na praia, marca o início do processo de cooperação entre a Croácia e Cabo Verde.

Homenagem ao António Pusich inicia processo de cooperação entre a Croácia e Cabo Verde- Diplomata

A afirmação foi feita pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, durante a sua locução na cerimónia do descerramento da placa em homenagem ao Governador de Cabo Verde entre os anos 1818/1821, António Pusich.

Em cerimónia realizada na Rua Pedonal, Ponta Belém, no Platô, o edil exprimiu a sua “satisfação e alegria” , transmitindo a pretensão de cultivar o espírito de abertura em relação ao mundo e às figuras que no passado marcaram a história de Cabo Verde e, particularmente, a Cidade da Praia.

“(…) percebo agora a ligação que António Pusich teve com Cabo Verde e o percurso que fez como político – governador que eu não conhecia tão bem, eu conhecia mais o percurso académico e científico, o trabalho que ele desenvolveu”, frisou Francisco Carvalho.

Segundo o autarca, é uma “grande honra” poder estar a contribuir para a eternização da memória desta “grande figura” que foi António Pusich, tendo afirmado que a homenagem de hoje “é o início do processo de cooperação entre os dois países”.

“Já reunimos e já abordamos alguns aspectos que vamos ter a oportunidade de aprofundar, mas sempre com os olhos postos na amizade, na aproximação entre os povos e na valorização da diversidade”, sustentou.

Por seu lado, a embaixadora da Croácia em Cabo Verde, Anita Trsic, relembrou o percurso António Pusich, “uma personalidade imponente que assumiu o cargo de Governador de Cabo Verde”.

“António foi tenente de marinha portuguesa em Cabo Verde, em 1801, foi nomeado capitão e depois coronel. Foi governador de Cabo Verde entre os anos 1818 e 1821, tratou das questões de modernização de agricultura, pesca e comercio”, disse.

Natural da Croácia, António Pusich foi um dos integrantes da nobreza que se dedicou à navegação comercial que, por conseguinte, propiciou a sua chegada às ilhas de Cabo Verde.

A sua filha Antónia Pusich nasceu na ilha de São Nicolau e foi uma famosa jornalista e escritora portuguesa.

“Hoje, em nome do Governo da República da Croácia e como embaixadora da Croácia em Cabo Verde inauguro com a senhor presidente da Câmara Municipal da Praia esta placa comemorativa aqui nesta rua que leva o seu nome há muito tempo”, salientou.

Anita Trsic agradeceu a autarquia por esta que considera “linda cooperação”, sublinhado que está alegre pelos futuros projectos a desenvolver com a Câmara Municipal da Praia, sendo este o início de um “aprofundamento” das relações bilaterais com Cabo Verde. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project