INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Hong Kong: Vitória da democracia em eleições raras na China 26 Novembro 2019

Os partidos pró-democracia venceram as eleições autárquicas de domingo, 24, o que já é tido como um chumbo dado pela "maioria silenciosa" ao governo central em Pequim. Dezassete de dezoito assembleias são agora presididas por um partido pró-democracia, anunciou às primeiras horas da manhã de segunda-feira a comunicação social de Hong Kong.

Hong Kong: Vitória da democracia em eleições raras na China

Os candidatos pró-democracia, na sua maioria jovens e que apoiaram os protestos contra o executivo de Carrie Lam, destronaram os candidatos do establishment. Para isso, terá contribuído a participação de 4,13 milhões de eleitores (em 2015, eram 3,12 milhões).

O ato eleitoral contou com uma participação recorde, de 71 por cento contra os 47,1% de 2015, e decorreu em paz. Em contraste com os quase cinco meses de confrontos violentos e que na última semana opuseram estudantes e polícias, tanto na área financeira da cidade como nas universidades.

Frustra-se assim a expectativa do governo liderado por Xi Jinping que contava obter nestas eleições uma demonstração de apoio por parte da "maioria silenciosa", contra os protestos que agitaram Hong Kong desde junho.

Os ativistas pró-democracia já expressaram que estas eleições têm de servir para o governo em Pequim levar a sério as reivindicações dos hongkonguenses, por mais liberdade e democracia. A começar pela eleição do executivo do território da Região Especial de Hong Kong.

Começou em junho-julho no 22º ano da retrocessão

Foi ao primeiro dia de julho que o mundo se surpreendeu com imagens de gigantescos protestos nas ruas, invasão do parlamento, tensão máxima e repressão policial. Nesse dia, a região administrativa especial de Hong Kong marcava o vigésimo-segundo aniversário da sua retrocessão à RP China.

Fontes: SCMP/BBC/AFP. Foto: Jovens festejam vitória.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project