A Fundação Humana entende que com estas formações os participantes estarão dotados de conhecimentos e técnicas básicas suporte Básico de Vida e Reanimação, de modo a agirem diante de casos que poderão ocorrer nos seus locais de trabalhos e nas suas comunidades.
Segundo uma nota em que a nossa redação teve acesso, a iniciativa acontece nas instalações da Delegação Municipal de Santa Catarina de Santiago, às 9 horas, e o ato de abertura será copresidido pela Presidente da Humana, em parceria com o Delegado do Ministério da Educação de Santa Catarina de Santiago.
Ressalva-se que, conforme a mesma nota, o elevado aumento das doenças cardiovasculares um problema sério de saúde pública, atingindo os grupos populacionais mais expostos a fatores de risco cardiovasculares, concretamente a morte súbita, mais frequente por arritmia grave no contexto de doença coronária, tem um peso significativo, sendo aí que o papel da reanimação cardíaca imediata é de maior importância. Em Cabo Verde, os dados nacionais também confirmam esta tendência.
Dai que a iniciativa da Fundação Humana acontece em parceria com o referenciado especialista português Dr. Carlos Gonçalves, e conta com a organização local da Região Sanitária de Santiago Norte RSSN.
O formandor é licenciado em cardiopneumologia e mestre em tecnologia de diagnóstico e intervenção cardiovascular pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Ainda o formador possui formação em Suporte Avançado de Vida Cardiovascular no adulto pela American Heart Association (ACLS, PALS); Pediatric Educational Program for Pre-Hospital Professionals (PEPP) sob orientação da empresa Associação para a Cooperação e Formação em Emergência Médica (AEM), pretende mitigar o número de doenças cardiovasculares.
Em suma, a Fundação tem como missão contribuir para o desenvolvimento na área de investigação de doença crónica em Cabo Verde, assim como no tratamento das doenças paliativas, sendo que o maior objetivo é a abertura de um Centro de tratamento de doenças paliativas na ilha de Santiago.