SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

ICIEG comemora Dia Internacional da Mulher Rural 16 Outubro 2019

Com o lema “Mulheres e meninas rurais construindo para resiliência climática”, o ICIEG, em parceria com a FAO e a ONU Mulheres comemorou, esta terça-feira, 15, no Museu da Tabanka, em Assomada, ilha de Santiago, o “Dia Internacional da Mulher Rural”, para relembrar à sociedade de que o fruto sustentável do mundo não será possível sem mulheres e meninas rurais.

ICIEG comemora Dia Internacional da Mulher Rural

A cerimónia iniciou com uma conversa aberta em torno do tema “Género, empoderamento e desafios no mundo rural”. De seguida aconteceu um momento cultural com a atuação das batucadeiras de Serra.

Segundo um comunicado enviado a este diário digital, as mulheres e as meninas rurais desempenham um papel significativo na agricultura, na segurança alimentar e na nutrição, na gestão da terra e dos recursos naturais e no trabalho de cuidados domésticos não remunerados.

“De facto, globalmente, uma em cada três mulheres empregadas trabalha na agricultura. As mulheres também recolhem combustíveis de biomassa, processam manualmente os géneros alimentícios e bombeiam água; 80% das famílias sem água canalizada dependem de mulheres e meninas para a coleta de água. Certamente, as mulheres rurais estão na linha da frente para batalhas quando os recursos naturais e agricultura são ameaçados”, revela a organização do evento.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project