ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

ICIEG repudia manipulação de imagens e solidariza-se com Janira Hopffer Almada 08 Outubro 2018

O Instituto Cabo-Verdiano para Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) manifestou, em nota de imprensa, a sua “completa solidariedade ” com Janira Hopffer Almada, assim como todas as mulheres vítimas de múltiplas manifestações de machismo, dentro e fora da política.

ICIEG repudia manipulação de imagens e solidariza-se com Janira Hopffer Almada

A nota do ICIEG , a que a Inforpress teve acesso, surge na sequência da divulgação de imagens manipuladas da líder do maior partido da oposição, PAICV, e com poses pornográficas divulgadas no facebook.

Segundo o ICEIG, de forma recorrente os personagens públicos são alvo de ataques machistas, vincando, no entanto, que quando se tratam de mulheres estas hostilidades habitualmente tomam outros contornos, mostrando características distintas.

O instituto revela que defende um Cabo Verde onde as mulheres possam se dedicar à política sem “ser alvo de agravos degradantes”, onde o corpo delas não seja usado com “objecto de humilhação ou intimidação.”

O ICIEG lembra que actualmente Cabo Verde se prepara para apresentar uma lei de paridade que visa ter mais mulheres nas esferas de decisão.

“Estamos determinados e com o foco na criação de condições para que as mulheres exerçam as suas funções em todas as esferas, sem obstáculos pelo facto de serem mulheres”, diz o documento.

“Esta nobre meta”, ajuntou ainda a ICIEG, além da iniciativa legislativa também exige que se leve a cabo uma reflexão conjunta sobre as barreiras específicas que as mulheres encontram na hora de assumir cargos de tomada de decisão.

“Devemos nos perguntar porque os homens não são alvo deste tipo de ataques e como os mesmos são uma ferramenta para manter as mulheres fora da liderança política”, acrescenta a ICIEG, considerando um imperativo denunciar e rejeitar este tipo de situações em todos os sectores da sociedade

Só assim, assevera o Instituto Cabo-Verdiano para Igualdade e Equidade de Género(ICIEG), contando com uma rede forte entre as mulheres, com o apoio dos homens, se pode pôr fim a este mal social que tanto dano provoca ao país e à sua democracia. A Semana/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project