De acordo com uma nota da instituição, a campanha aposta na capacitação dos jovens enquanto promotores de mudança e fornece ferramentas inovadoras adaptadas ao contexto da pandemia de covid-19, para promover a acção local e causar impacto nacional.
A intenção desta iniciativa é fazer uma intervenção conjunta a nível nacional, com as componentes de informação, formação e sensibilização, bem como instalação de lavatórios comunitários, enquanto medida complementar às acções de sensibilização.
É neste sentido, acrescenta a mesma fonte, que os jovens são chamados a dar o seu contributo na luta contra a covid-19, através de acções de informação e sensibilização dos seus pares, e da comunidade em geral, através da campanha “Cabo Verde Covid Zero”.
“A pandemia de covid-19 veio expor a necessidade de se desenvolverem acções conjuntas e integradas para a sua contenção e minimização dos seus efeitos, sendo importante e necessário o envolvimento da juventude”, lê-se no documento.
A primeira fase desta iniciativa, realizada em parceria com o Escritório Conjunto da ONU em Cabo Verde (PNUD, UNICEF, UNFPA) em estreita articulação com o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), inicia nas ilhas do Sal, Santa Cruz e Praia, devido ao elevado número de casos registados nestes municípios.
O Instituto do Desporto e da Juventude entrou em vigor no dia 01 de Março, após a extinção da Direcção-geral dos Desportos e do Núcleo de Gestão do Estádio Nacional.
O IDJ tem por missão a implementação de uma política global e descentralizada nos domínios do desporto e da juventude, em articulação com as entidades públicas e privadas, especialmente com o associativismo desportivo, juvenil, estudantil e com as autarquias locais, informações avançadas pela inforpress.