SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

IGAE aprende mais de 30 mil litros de solução para falsificação de grogue 17 Abril 2019

Em resultado das acções de fiscalização conjunta com a Polícias Nacional, Fiscais e Municipais, realizadas ontem, no município de Ribeira Grande de Santiago, foi encontrado escondido em um sótão de uma casa antiga cerca de 30 mil litros de preparo de recalda e açúcar em estado precário de fermentação para falsificação do grogue, pondo em causa a saúde pública e a valorização do grogue. Para fugir da fiscalização, o esquema de fermentação para desviar as autoridades de fiscalização conta com uma canalização que conduz a matéria fermentada para o alambique e de seguida ser destilada. A destruição deste produto estava prevista pelas 10 horas de hoje, na localidade de chão de zimbrão.

  IGAE aprende mais de 30 mil litros de solução para falsificação de grogue

A IGAE aproveita para informar que desde o início do período de produção do Grogue deste ano, já foi encontrado e destruído em Ribeira Grande de Santiago quase 60 mil litros de solução para falsificação do grogue, tornando o município onde ocorreu o maior volume de apreensão. Com estas intervenções, a equipa conjunta de fiscalização já evitou a entrada no mercado de cerca de 12 mil litros de grogue falsificado, apenas no município de Ribeira Grande de Santiago.

Para estancar estas produções ilegais, a IGAE vai iniciar o fecho da produção a 1 de junho de 2019 e solicitar à Direcção Nacional da Indústria a não prorrogação do período de produção para aqueles que não comprovarem a existência de cana-de-açúcar, ou aos prevaricadores.

Na perspectiva de continuar com eficácia neste combate, a IGAE apela aos cidadãos para denunciarem práticas ilícitas de produção de grogue, que tem causado graves danos à saúde pública em Cabo Verde. Ilustração: Foto alambique de fabrico de grogue ilegal (arquivo).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project