ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

INE capacita técnicos do SEN e das instituições produtoras de estatísticas para melhorar a qualidade 11 Abril 2023

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a realizar uma formação em técnicas e métodos de produção estatística, dirigida aos técnicos dos órgãos que fazem parte do Sistema Estatístico Nacional (SEN) e instituições produtoras de estatísticas sectoriais.

INE capacita técnicos do SEN e das instituições produtoras de estatísticas para melhorar a qualidade

O objectivo, segundo o vice-presidente do INE, Fernando Rocha, é de permitir que todos os órgãos que compõem o sistema estejam no mesmo nível e produzam as estatísticas oficiais e sectoriais com melhor qualidade.

“Como sabem há um conjunto de instituições que produzem estatísticas sectoriais, delegadas pelo INE. Então o objectivo aqui é permitir uma aceleração e uma melhor qualidade das estatísticas que são produzidas a nível sectorial”, explicou.

Fernando Rocha lembrou que o INE, no âmbito das suas responsabilidades, tem como missão produzir as principais estatísticas oficiais do país, mas também de coordenação técnica a nível do SEN.

Neste sentido, acredita que com esta formação de capacitação o INE poderá diminuir a sua responsabilidade a nível de produção de algumas estatísticas e canalizar os esforços para outros aspectos.

Participam da formação os colaboradores do Banco de Cabo Verde (BCV), do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), do Instituto do Mar (IMar), da Direcção Nacional da Política da Justiça (DGPJ), dos Serviços de Estatística do Ministério da Agricultura (SEMA), da Saúde (SEMS), da Educação (SEME), enquanto órgãos produtores de estatísticas oficiais.

Igualmente participam os técnicos de outros órgãos que produzem dados estatísticos importantes para o país para responder aos compromissos nacionais e internacionais.

A ideia, segundo o vice-presidente do INE é ter uma acção de formação bastante prática apresentando aos formandos todas as etapas de produção de um projecto estatístico desde a concepção até a disseminação dos dados.

“Vão ter a oportunidade de aprender aquilo que são os caminhos percorridos pelo INE em matéria de produção estatística, desde a concepção de projectos passando pela metodologia, que consiste no desenho do questionário na definição da amostra, recolha de dados no terreno, as técnicas utilizadas para a recolha de dados, o tratamento da base de dados e o apuramento, análise, interpretação até a disseminação dos dados”, explicou.

Uma componente que vai ser trabalhada durante a formação de três dias tem que ver com a sensibilização e comunicação no sentido de conseguir uma boa colaboração daqueles que nos fornecem dados para a produção de estatística.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project