SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

INECV reúne-se virtualmente com seus parceiros para balanço das suas atividades desenvolvidas 30 Setembro 2020

O Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde (INECV) realizou, esta terça-feira, 29, uma reunião virtual conjunta com os parceiros técnicos e financeiros do V Recenseamento Geral da População e Habitação (V RGPH), nomeadamente o Escritório Comum do PNUD, UNFPA e UNICEF, representado pela Adelaide Ribeiro, a União Europeia, pela Ana Sofia Silva, a Cooperação Espanhola, pela Patrícia Fernández, e a Cooperação Luxemburguesa, por François Bary, Virgínia Mulas e Michele Schmit. A reunião, que foi presidida pelo Presidente do INECV, Osvaldo Borges, teve como objetivo apresentar as principais atividades e produtos até então desenvolvidos, efetuar o balanço financeiro das atividades já realizadas e discutir a proposta do novo período da recolha principal dos dados do V RGPH.

INECV reúne-se virtualmente com seus parceiros para balanço das suas atividades desenvolvidas

No decorrer do encontro, a Maria de Lurdes Lopes, Coordenadora Técnica do V RGPH, fez a apresentação das principais atividades desenvolvidas até a presente data, com realce para os produtos em desenvolvimento no âmbito da Atualização Cartográfica e Pré-Recenseamento, a preparação técnica e metodológica para o Inquérito Pós Censitário (IPC), a preparação da análise dos dados, entre outras atividades.

Já o balanço financeiro do projecto foi feito pela Diretora do Departamento de Administração do INECV, Gorete Carvalho, enfatizando as despesas efetuadas por cada um dos financiamentos e as suas respetivas execuções, segundo uma nota remetida a este diário digital.

Convém ainda relembrar que, no passado dia 28 de Abril passado, após concertação com as autoridades sanitárias do país e os parceiros, o INECV comunicou a decisão do adiamento do período da recolha principal dos dados do V RGPH em 2020, com fundamento na evolução da pandemia da Covid-19 no País. Por ser uma operação exaustiva, domiciliar e realizada por entrevista direta junto dos agregados familiares, a organização espera que haja condições de segurança e de saúde públicas para o pessoal a ser envolvido no trabalho de terreno e para os próprios respondentes.

Assim, foi discutida a proposta de novo período para a recolha dos dados no terreno, com perspectiva na evolução positiva da situação epidemiológica no País, salvaguardando as recomendações das entidades sanitárias de Cabo Verde e tomando em consideração, às questões relacionadas com as recomendações internacionais no concernente a realização da ronda dos censos. Nesta ótica, foi decidido o período de 16 a 30 de Junho de 2021, como sendo a nova data para a recolha dos dados do V RGPH.

“Os parceiros parabenizaram o INECV por continuar a trabalhar de forma dinâmica e reiteraram toda a abertura em continuar a apoiar técnica e financeiramente na realização do V RGPH, através da negociação e revisão de acréscimos que possam surgir tendo em conta o contexto da pandemia da Covid-19 que se vive, um pouco por todo o arquipélago”, diz em nota.

Considerando que o V RGPH é uma operação a ser realizada no terreno, os parceiros recomendaram toda a atenção a ter na prevenção da pandemia da Covid-19, privilegiando a utilização das novas tecnologias na entrevista dos agentes de terreno e na utilização das novas mídias na sensibilização da população.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project