Estes projectos foram apresentados esta manhã na sede do IPC, ao ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, no âmbito da sua visita a esta instituição, para se inteirar dos projectos que esta instituição tem em carteira, tendo em conta a sua missão de identificação, inventariação, investigação, salvaguarda, defesa e divulgação dos valores do património cultural, móvel e imóvel, material e imaterial do povo cabo-verdiano.
Dos projectos apresentados por Ana Samira Baessa constam o reconhecimento de reconfiguração museográfica e instalação de novos equipamentos que estão em curso por todas as ilhas, a nível dos museus, que já é do conhecimento público, segundo relatou à imprensa.
Esta responsável apontou também, que o instituto tem agora o projecto para a inauguração do museu arqueológico subaquático na ilha da Boa Vista, bem como, a nova configuração do museu do mar na ilha de São Vicente.
A nível do património imaterial destacou o reforço no trabalho do projecto de olaria de Fonte Lima para a sua classificação e valorização do contexto comunitário, criando centros de interpretação que conectem a comunidade, os visitantes e o saber fazer tradicional. Pretendem trabalhar também na valorização do batuque.
A nível dos monumentos e sítios, de acordo com a presidente do IPC, pretendem fazer uma requalificação urbanística e ambiental na Cidade Velha, em todos os monumentos “mais importantes” deste sítio. Além disso, adiantou que será feita a requalificação a nível da musealização das ruínas.
A mesma fonte finalizou que esta equipa está a trabalhar nestes projectos no sentido de valorizar o património cultural e conectá-lo aos sectores da educação e do turismo.
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente disse à imprensa, no final desta visita, que os projectos do IPC continuam na linha da afirmação institucional e de reafirmação da competência técnica do IPC e dos seus técnicos para tratamento daquilo que é a “agenda patrimonial” cabo-verdiana, além da confiança política na nova equipa.
O governante disse ainda que o plano deste ministério centra-se no “reprojectar” deste instituto de uma nova largada, além das reabilitações feitas no mandato anterior.
O ministro destacou que a requalificação dos projectos museológicos, com “foco” na abertura do museu arqueológico subaquático na ilha da Boa Vista, bem como a inauguração do Forte Duque de Bragança, nessa ilha, constituem projectos importantes. Destacou também a reabilitação dos monumentos na Cidade Velha como outros projectos relevantes que vão ser trabalhados.
A Semana com Inforpress