NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

IPC e Instituto Marítimo e Portuário analisam possibilidade de parceria na recuperação dos faróis 17 Dezembro 2022

O presidente Instituto do Património Cultural manteve essa quinta-feira um encontro com o presidente do Conselho Directivo do Instituto Marítimo e Portuário, com quem analisou a possibilidade de parceria na recuperação dos faróis.

IPC e Instituto Marítimo e Portuário analisam possibilidade de parceria na recuperação dos faróis

O encontro com Portuário Seidi dos Santos, de acordo com o presidente do IPC, Jair Fernandes, teve como objetivo a discussão de uma possível parceria entre os dois institutos, a fim de trabalharem num projecto de recuperação dos faróis existentes em Cabo Verde.

O presidente do IPC realça ainda que o projecto, para além da recuperação, pretende-se que os faróis, considerados como patrimónios histórico-culturais, possam ser edifícios integrantes da rota turística do país.

Jair Fernandes aproveitou o momento para falar sobre o mais recente programa do Governo, que será lançado brevemente, que irá trabalhar na restauração dos edifícios de alto valor patrimonial com o fim de reutilizá-los, de forma sustentável, como activos estratégicos, colocando-os à disposição do sector turístico.

“A inclusão dos faróis seria uma mais-valia e aliado à sua recuperação estaria também a vertente interpretativa, pois, trata-se de edifícios com memória histórica”, sublinhou.

No final do encontro, ficou acordado a realização de um inventário do estado de conservação de todos os faróis existentes no país, seguido da assinatura de um protocolo entre o IPC e o IMP para que o projeto seja efectivado.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project