EXPOSIÇÕES

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

IPC inaugura exposição fotográfica “Faróis de Cabo Verde” 22 Outubro 2021

No âmbito das atividades alusivas ao mês da Cultura e das Comunidades assinalado a 18 de Outubro, e do projeto “Os faróis de Cabo Verde (zona norte): arquitetura, paisagem e memórias” coordenado por Carlos Santos, será inaugurado uma exposição de fotografia, este sábado, 23, no museu do Mar, em Mindelo - São Vicente, em parceria com o Instituto do Património Cultural (IPC), entidade parceira deste projeto, que é financiado pelo Diversidade uma ação do PROCULTURA.

IPC inaugura exposição fotográfica “Faróis de Cabo Verde”

Segundo uma nota enviada a este diário digita, este projeto de investigação e fotografia pretende potenciar a fruição cultural e turística dos faróis enquanto elementos artísticos de valor patrimonial, identitário e económico, com objetivo de captar as memórias dos antigos faroleiros, interpretar e valorizar a arquitetura (farol e casa) e o ambiente envolvente.

Nesta ocasião, será apresentado o projeto que se focou na investigação e na realização de fotografias dos faróis e das habitações dos faroleiros em Santo Antão (farol Fontes Pereira de Melo), São Vicente (farol D. Amélia e farol D. Luís) e São Nicolau (farol do Barril), bem como dos antigos faroleiros e os seus familiares.

“O projeto irá beneficiar o Museu do Mar, investigadores e fotógrafos mas sobretudo as comunidades locais, inserindo esta riqueza patrimonial em roteiros turísticos temáticos inclusivos, assentes em economias solidárias beneficiando os pequenos negócios locais”, lê-se.

Ainda, de acordo com a nossa fonte, este projeto é apoiado pelo DIVERSIDADE – instrumento de subvenções para a diversidade cultural, cidadania e identidade – uma ação do projeto PROCULTURA PALOP e Timor Leste, que é financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. e em parceria com a (Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia) EUNIC. “Até 2024, o PROCULTURA apoia a economia cultural e criativa nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste”, lê-se na nota.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project