O WASCAL (West African Science Service Centre on Climate Change and Adapted Land Use) é um Centro de Serviços Científicos que está implementado em 11 países da África Ocidental e é financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) da Alemanha.
Em Cabo Verde, no âmbito do WASCAL, foi criado o programa de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas (Master Research Programme on Climate Change and Marine Sciences, sigla em inglês, MRP-CCMS), que tem a duração de dois anos e está sediado no ISECMAR, da Universidade Técnica do Atlântico – UTA, segundo um comunicado enviado a este diário digital.
Programa WASCAL e WASCAL Cabo Verde
O WASCAL (West African Science Service Centre on Climate Change and Adapted Land Use) é um Centro de Serviços Científicos, implementado em 11 países da África Ocidental (Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Mali, Níger, Nigéria, Senegal e Togo) e financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) da Alemanha.
Segundo a fonte deste jornal, a missão do WASCAL é fornecer serviços, informação e conhecimento a nível local, nacional e regional a seus países membros para lidar com os impactos adversos das mudanças climáticas.
O WASCAL tem foco em pesquisa acadêmica e transdisciplinar, capacitação científica em nível de pós-graduação e assessoria científica para decisores de políticas sobre adaptação aos impactos das mudanças climáticas e gestão do uso da terra. Coopera com muitas agências e universidades da região da Africa Ocidental, fornecendo uma plataforma de conhecimento de excelência para seus parceiros.
No que respeita à capacitação, isso é feito por meio do apoio à formação de jovens acadêmicos da África Ocidental em campos de clima, ciências naturais e sociais e pelo fortalecimento das universidades regionais para prestar serviços climáticos e ambientais nos países membros.
Em Cabo Verde, no âmbito do WASCAL foi criado o programa de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas (Master Programme on Climate Change and Marine Sciences, sigla em inglês, MRP-CCMS), sediado no Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR), da Universidade Técnica do Atlântico (UTA).
O Programa de Mestrado e Pesquisa em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas (MRP-CCMS) facilitará a criação de massa crítica nas áreas de ciências climáticas, ciências marinhas e gestão marinha e costeira, na África Ocidental.
“Os estudantes adquirirão conhecimentos interdisciplinares e desenvolverão habilidades técnicas para entender melhor os ecossistemas costeiros e oceânicos e sua inter-conectividade nessa região. Com os conhecimentos teóricos e as habilidades aplicadas, os estudantes serão capazes de desenvolver projetos orientados para soluções nas referidas áreas, em um contexto de mudanças climáticas”, lê-se no documento remetedio ao Asemanaonline..