BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: ISECMAR acolhe cerimônia oficial de boas vindas aos estudantes da 2ª turma do Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas 14 Dezembro 2020

No âmbito do WASCAL, o Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR), da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) realizou, esa segunda-feira, 14, em São Vicente, a cerimónia de boas vindas aos estudantes que compõem a 2ª turma do Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas. O evento foi presidido pela Reitora da UTA, Raffaela Gozzelino, e contará com a presença do Presidente do ISECMAR, Luís Fernandes, da Diretora do WASCAL CV, Corrine Almeida e do Vice-Diretor, António Pinto Almeida.

 São Vicente: ISECMAR acolhe cerimônia oficial de boas vindas aos estudantes da 2ª turma do Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas

O WASCAL (West African Science Service Centre on Climate Change and Adapted Land Use) é um Centro de Serviços Científicos que está implementado em 11 países da África Ocidental e é financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) da Alemanha.

Em Cabo Verde, no âmbito do WASCAL, foi criado o programa de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas (Master Research Programme on Climate Change and Marine Sciences, sigla em inglês, MRP-CCMS), que tem a duração de dois anos e está sediado no ISECMAR, da Universidade Técnica do Atlântico – UTA, segundo um comunicado enviado a este diário digital.

Programa WASCAL e WASCAL Cabo Verde

O WASCAL (West African Science Service Centre on Climate Change and Adapted Land Use) é um Centro de Serviços Científicos, implementado em 11 países da África Ocidental (Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Mali, Níger, Nigéria, Senegal e Togo) e financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) da Alemanha.

Segundo a fonte deste jornal, a missão do WASCAL é fornecer serviços, informação e conhecimento a nível local, nacional e regional a seus países membros para lidar com os impactos adversos das mudanças climáticas.

O WASCAL tem foco em pesquisa acadêmica e transdisciplinar, capacitação científica em nível de pós-graduação e assessoria científica para decisores de políticas sobre adaptação aos impactos das mudanças climáticas e gestão do uso da terra. Coopera com muitas agências e universidades da região da Africa Ocidental, fornecendo uma plataforma de conhecimento de excelência para seus parceiros.

No que respeita à capacitação, isso é feito por meio do apoio à formação de jovens acadêmicos da África Ocidental em campos de clima, ciências naturais e sociais e pelo fortalecimento das universidades regionais para prestar serviços climáticos e ambientais nos países membros.

Em Cabo Verde, no âmbito do WASCAL foi criado o programa de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas (Master Programme on Climate Change and Marine Sciences, sigla em inglês, MRP-CCMS), sediado no Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR), da Universidade Técnica do Atlântico (UTA).

O Programa de Mestrado e Pesquisa em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas (MRP-CCMS) facilitará a criação de massa crítica nas áreas de ciências climáticas, ciências marinhas e gestão marinha e costeira, na África Ocidental.

“Os estudantes adquirirão conhecimentos interdisciplinares e desenvolverão habilidades técnicas para entender melhor os ecossistemas costeiros e oceânicos e sua inter-conectividade nessa região. Com os conhecimentos teóricos e as habilidades aplicadas, os estudantes serão capazes de desenvolver projetos orientados para soluções nas referidas áreas, em um contexto de mudanças climáticas”, lê-se no documento remetedio ao Asemanaonline..

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project