SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

IV inquérito do IDRF sobre taxa da pobreza em Cabo Verde arranca esta quarta-feira, 16 de Dezembro – INE 15 Novembro 2022

O presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou hoje que o IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares (IV IDRF) inicia-se esta quarta-feira, 16 de Dezembro, e objetiva analisar a taxa da pobreza no País.

IV inquérito do IDRF sobre taxa da pobreza em Cabo Verde arranca  esta quarta-feira, 16 de Dezembro – INE

A informação foi avançada à imprensa pelo presidente do INE, João de Pina, quando convidado pelos jornalistas, à margem do atelier de apresentação dos temas do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021), a fazer uma análise sobre a taxa da pobreza em Cabo Verde.

“Os dados da pobreza convém analisá-los com os dados do IDRF que vamos acolher a partir de 16 de Dezembro por questões de comparabilidade e é a maior fonte de informação sobre a pobreza”, declarou o presidente do INE.

Questionado então sobre o porquê de os políticos estarem sempre a falar do aumento da pobreza, o responsável do INE afirmou que os políticos dizem o que querem, mas que ele só falaria sobre o tema após o inquérito a realizar-se em Dezembro.

“É normal que com a situação da guerra da Ucrânia tenhamos um fenómeno da pobreza maior, aliás os últimos dados sobre pobreza extrema, de 2020, vimos que este aumentou ligeiramente”, salientou, sublinhado que o aumento da pobreza extrema foi à volta de 10 por cento (%).

O IV IDRF será realizado junto às famílias com o objetivo de recolher informações que permitam conhecer o nível e a estrutura das despesas de consumo e das receitas das famílias cabo-verdianas e estimar a taxa de pobreza no País.

A operação tem um período de recolha de dados no terreno de 12 meses, com início previsto em16 de Dezembro, numa amostra a nível nacional com cerca de 7.600 agregados familiares.

O IV IDRF enquadra-se nas operações estatísticas prioritárias da agenda estatística para o desenvolvimento 2022 a 2026 e do projeto regional de Harmonização das Estatísticas em África Ocidental, financiado pelo Banco Mundial.

A sua realização irá contribuir para a consumação do objetivo global de assegurar a melhoria qualitativa e quantitativa da produção e difusão da informação estatística oficial, através da adequação da produção estatística à agenda de desenvolvimento do país contemplada no Plano de Desenvolvimento Estratégico e Sustentável (PEDS) e ao seguimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2063 para África.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project