POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

IX Congresso JPAI: Presidente desafia juventude a ser mais activa e forte para o partido chegar ao poder em 2025 06 Abril 2022

O presidente da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), Fidel Cardoso de Pina, desafiou hoje a juventude tambarina a ser mais activa e forte, para ajudar o partido a regressar ao poder em 2026.

IX Congresso JPAI: Presidente desafia juventude a ser mais activa e forte para o partido chegar ao poder em 2025

O repto foi lançado, segundo a Inforpress, pelo líder da PJAI, momentos antes da cerimônia de abertura do IX Congresso da JPAI, que decorre de 06 a 08 de Abril, na Cidade da Praia, sob o lema ‘’Já Somos o Futuro”, e que irá eleger o presidente e demais órgãos da direcção nacional, bem como os delegados da JPAI ao XVII congresso do PAICV, que deccore de 8 a 10 deste mès, na Assembleia Nacional, Praia.

“Nós queremos estar preparados para o PAICV regressar ao poder em 2016, é a grande meta que o partido tem e os jovens do PAICV estarão preparados para ajudar o partido nesta conquista”, apontou o presidente, que quer uma JPAI comprometida com a juventude cabo-verdiana.

Adiantou que a juventude tambarina quer ser o porta-voz daquilo que são os anseios e desafios dos jovens cabo-verdianos, estar disponível para apresentar propostas e alternativas nesta matéria para governação e trazer para o debate vários temas que precisam ser debatidos e encontrar soluções para o País.

A prioridade, segundo disse, é consolidar aquilo que foi feito no primeiro mandato, de modo a contribuir para que a JPAI seja mais forte, atuante a nível local, apresente mais propostas e tenha mais contacto com a população.

Segundo a mesma fonte, Fidel Cardoso de Pina, que é o único candidato à liderança da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), considerou que é um sinal de confiança e de conforto, mas sublinhou que estão cientes da responsabilidade que tem não só com o partido, mas com a juventude de Cabo Verde nos próximos tempos.

“Vamos ter uma renovação de mais de 90%, o que nos leva também a ser criativos. Apesar da nossa tenra idade já temos alguma experiência que permitirá ter um olhar diferente e dirigir as várias questões internas para termos uma JPAI forte, atuante, sobretudo a nível local e na diáspora e com uma direcção nacional que dá suporte a todos os nossos dirigentes e líderes da juventude tambarina”, mencionou.

Fidel Cardoso de Pina mostrou-se ainda preocupado com as consequências da pandemia da covid-19 e da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, uma vez que essa situação poderá trazer consequências negativas socialmente, sobretudo para a juventude que, diz, é o “rosto do desemprego” em Cabo Verde.

Neste sentido, propõe medidas e alternativas de ponto de vista do emprego, formação, entretenimento e desportivo, para dar combate a essa situação e evitar que os jovens enveredam para outros caminhos

Durante o congresso vão ser homenageados os ex-presidentes da JPAI, Agnelo Sanches, que foi primeiro presidente da juventude e membro fundador, Vanusa Cardoso eleita a primeira mulher neste cargo, Edson Medina, Carlos Fernandinho Teixeira e cerca de 30 dirigentes deste mandato que vão agora deixar organização por terem atingido o limite da idade.

Para a JPAI, o congresso é um momento e oportunidade para os jovens debaterem a actual situação política nacional em matéria da juventude e medidas alternativas para a governação que possam desencadear um conjunto de políticas públicas para melhor a vida dos jovens no país, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project