INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

África do Sul: Ícone anti-apartheid Desmond Tutu teve exéquias de chefe de Estado 01 Janeiro 2022

Morreu no domingo pós-Natal aos 90 anos e foi a enterrar no sábado, primeiro dia do novo ano. Embora com honras de Estado no funeral, viu cumprido o seu pedido para ter "uma despedida modesta" e "no caixão mais barato". Os tributos ao arcebispo anglicano Desmond Tutu, ícone anti-apartheid num combate de 44 anos ecoam por toda a Terra .

África do Sul: Ícone anti-apartheid Desmond Tutu teve exéquias de chefe de Estado

O acompanhamento fúebre incluiu os ex-presidentes Thabo Mbeki e Kgalema Motlanthe ( de 25.9.2008 a 09.5.’09), o rei Letsie III do Lesotho e o maior bilionário sul-africano, Patrice Motsepe.

Um representante do Dalai Lama leu o elogio que o líder dos tibetanos enviou, a enaltecer "um dos mais respeitados líderes a nível espiritual, religioso, ativista dos direitos humanos".

As intervenções durante as exéquias deste sábado destacaram o reverendo Desmond Tutu como um dos maiores adversários do apartheid, num combate constante e não-violento que lhe valeu o prémio Nobel da Paz de 1984.

Em 1995, Tutu nomeado pelo primeiro presidente negro sul-africano, Nelson Mandela, chefiou a Comissão pela Reconciliação e pela Verdade que teve como objetivo clarificar os crimes cometidos durante o apartheid, o regime segregacionista que oprimiu a maioria negra do país entre 1948 e 1994.

Fontes: BBC/ timeslive.co.za/Times of India/ NY Times/Le Figaro... Fotos: Filha Naomi lembrou nas exéquias: "Vi o meu pai salvar a vida dum homem que ia ser linchado em 1994", entre outros momentos marcantes da vida de Tutu na Comissão pela Reconciliação e pela Verdade. Tutu e a esposa Leah estiveram 66 anos casados. "O riso contagiante" do arcebispo de Joanesburgo e cidade do Cabo. Em 11.12.1984, o dia em que Tutu recebia o Nobel em Oslo, a cerimónia atrasou uma hora e meia por causa duma ameaça de bomba.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project