Conforme noticia a Inforpress, trata-se da segunda sessão realizada em formato online pela Delegação da União Europeia (UE) em Cabo Verde e pelo Núcleo Operacional para Sociedade de Informação (NOSI) no âmbito da parceria UE/Cabo Verde e que conta com a participação de cerca de 30 participantes cabo-verdianos.
“Somos gratos por esse importante instrumento de assistência técnica e de intercâmbio e pela oportunidade que a União Europeia nos dá de convidar em incluir nessas sessões representantes de diversas entidades nacionais que lidam com a questão de identificação electrónica e assinatura digital”, disse o administrador do NOSI, Lumumba Barbosa na abertura do evento.
A primeira sessão foi realizada em Maio de 2020, prossegue a fonte, com mais de 20 participantes e, segundo Lumumba Barbosa, tornou Cabo Verde no primeiro beneficiário, a nível mundial, do TAEX, programa de desenvolvimento institucional através da cooperação de peritos públicos dos Estados-Membros da UE com os respectivos pares em países parceiros.
“Na ocasião, mais de 20 representantes de instituições públicas e empresas privadas tiveram oportunidade de ter melhores conhecimentos e experiências de países da União Europeia tecnologicamente avançados com soluções de identificação electrónica”, disse.
Este segundo evento, explicou, decorreu da necessidade de reforçar e alargar as competências nesse domínio, tendo em atenção a materialização, em curso, de um conjunto de iniciativas para acelerar a transformação digital do país, cita Inforpress.
Este segundo evento, explicou, decorreu da necessidade de reforçar e alargar as competências nesse domínio, tendo em atenção a materialização, em curso, de um conjunto de iniciativas para acelerar a transformação digital do país.
Por isso considera que essa acção de capacitação que hoje se inicia, aumentará o ‘know how’ de Cabo Verde em soluções tecnológicas que garantam e promovam a identificação digital numa abordagem self-service para que os cidadãos e as empresas acedam e forneçam serviços de forma livre, segura e muito transparente., refere a notícia avançada pela Inforpress.