A cerimónia solene da abertura do evento, de acordo com a Rádio Nova de Maria – Cabo Verde, vai ser marcada pela celebração eucarística a ser presidida pelo cardeal e bispo de Santiago, Dom Arlindo Furtado, e concelebrada pelo bispo do Mindelo, Dom Ildo Fortes, ambos sacerdotes das duas dioceses.
Segundo o padre José Mário Moreira, da Comissão Executiva Nacional de preparação das celebrações dos 500 anos da criação da Diocese de Santiago de Cabo Verde e dos 30 anos da criação da Diocese de Mindelo, a celebração terá lugar na Paróquia do Santíssimo Nome de Jesus, na Cidade Velha, sendo que associada à abertura se prevê duas grandes conferências.
Estas colóquios serão realizados “com grande dignidade” nas ilhas de Santiago e de São Vicente, por altura da festa do padroeiro da paróquia do mesmo nome e da ilha.
Com a provisão dos dois bispos de Cabo Verde, datada de 30 de Novembro de 2022, os padres José Mário Moreira e António Ferreira, conhecido popularmente como padre Ima, foram nomeados coordenadores da Comissão Executiva Nacional do projecto do decénio.
Para o efeito, decorre no País um concurso para um logotipo e composição de um hino que possa animar e dinamizar os próximos dez anos rumo ao ano 2033.
A celebração do decénio jubilar, 2023-2033, a ser lançada em Janeiro de 2023 na Cidade da Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), por ocasião dos 490 anos da sua criação, decorrerá por fases de três anos, sendo de 2033 referenciado como o ano do Grande Jubileu.
A Semana com Inforpress