SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias entrega duas impressoras 3D e acessórios ao Cenorf 30 Novembro 2022

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fez hoje a entrega de duas impressoras 3D ao Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional (Cenorf), para mudar o processo da produção das próteses e ortoses deste centro.

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias entrega duas impressoras 3D e acessórios ao Cenorf

Em declarações à Inforpress, o presidente do Cenorf, Alberto Afonso, agradeceu à igreja por ter oferecido gratuitamente esses equipamentos, que, segundo o mesmo, vão ajudar o centro na diminuição do custo de funcionamento, de tempo de espera da produção e de entrega dos aparelhos ortopédicos e não só diminui também o custo destes aparelhos.

“Com a entrega desses equipamentos, o centro vai ter outras condições de prestar serviços aos seus utentes, mas também de rentabilizar o serviço que é feito diariamente utilizando aquela forma mais antiga e mais tradicional de fazer os aparelhos, e agora leva menos tempo de espera”, disse o presidente.

Para Alberto Afonso, esta entrega veio num “bom momento” porque todo o plano da Cenorf é tornar o centro numa “referência” e com esses equipamentos já tem outras condições para prestar os serviços aos utentes.

“Tendo esses equipamentos 3D que é uma inovação a nível mundial actualmente, certo que a nossa produção vai melhorar e até de qualidade do próprio aparelho, porque isso tem mais valia em relação à diminuição do tempo e custo de produção”, afirma.

Para além disso, leva os pacientes a saírem mais satisfeitos porque o tempo de espera tanto para o aparelho ou de qualquer outro serviço que é prestado no centro vai ser mais curto.

Segundo o presidente do Cenorf, esse aparelho vai aumentar as espectativas do futuro, porque a ideia não é só ter esses aparelhos, mas também no futuro “mudar todo o sistema de produção de prótese”.

Por seu turno, os missionários, Joe Haynie e a esposa Linda Haynie, demonstraram uma “boa vontade” em apoiar cada vez mais este centro com vários tipos de equipamentos, que, segundo os mesmos, vão ajudar as pessoas com deficiência a ter uma vida mais digna.

De realçar que antes esta igreja já tinha apoiado o centro com matérias primas como espumas, alumínios para manutenção de próteses e além disso, entregaram também este ano uma viatura com todo o equipamento instalado, no âmbito de acção solidário, que teve início com a pandemia.

Joe Haynie e a esposa Linda Haynie afirmaram que a igreja pretende apoiar o centro com mais matérias primas e neste momento estão a trabalhar no processo de doação de 300 cadeiras de rodas a Cabo Verde, e, de acordo com os mesmos, vão modernizar o sector da ortopedia e fisioterapia.

A entrega desses equipamentos é complementada com um processo de formação destinado aos técnicos da Cenorf, ministrado pelo Missionário Joe Haynie, para além de apoio dos técnicos que vivem nos Estados Unidos para qualquer dúvida e não só através do Google e youtube, também.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project