SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ilha do Fogo/ Mosteiros: Governo vai apresentar uma solução definitiva para a exploração de inertes na localidade de Baleia 23 Agosto 2021

O Secretário de Estado para Economia Agrária, Miguel Moura, que esteve de visita à zona de Baleia para se inteirar da situação e ouvir as pessoas que trabalham na exploração de areia, deixou essa garantia aos apanhadores. O governo assegura que tem, para breve, um projeto de solução que cubra 3 dimensões, nomeadamente ambiental, económica, social, como forma de resolver o problema de extração de areia.

Ilha do Fogo/ Mosteiros: Governo vai apresentar uma solução definitiva para a exploração de inertes na localidade de Baleia

A informação é avançada na pagina oficial do Ministério da Agricultura e Ambiente.
A situação de extração de areia na localidade de baleia constitui um problema de várias dimensões nomeadamente ambiental, económica, social, pelo que, conforme o Secretario de Estado, “é preciso um estudo para que se tenha um projeto de solução que resolva de forma definitiva a situação da Baleia”.

“O Governo vai deslocar nos próximos dias uma equipa técnica da Direção Nacional do Ambiente junto com a delegação do ministério da agricultura e ambiente e outros parceiros à ilha do Fogo- Baleia, para preparar um projeto de solução que cubra as 3 dimensões anteriormente citadas incluindo a questão de segurança dos que ganham a vida na extração de areia”, disse Miguel Moura.

O governo explica que, com o projeto de solução para Baleia a extração de areia passará a ser feita de forma regrada, sustentável, com a economia a funcionar e famílias securitizadas à semelhança daquilo que acontece em Lazareto na ilha de São Vicente.

O Ministério reconhece que, na Baleia há um recurso ambiental que “deve ser explorado” de acordo com normas estabelecidas pela Direção Nacional do Ambiente.
Contudo, afirma que é preciso garantir a segurança dos trabalhadores, mas também do ambiente, pois “os recursos são finitos e devem ser bem geridos para que sirvam a esta e outras gerações”.

AC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project