Na manhã de hoje várias pessoas, muitas à espera de consultas de especialidades há vários meses, deslocaram-se ao Hospital Regional São Francisco de Assis para a marcação e consulta gratuita com os médicos da missão do Templo da Restauração.
A missão é constituída por três dezenas de pessoas de entre especialistas, enfermeiros e voluntários e segundo a directora do Hospital Regional São Francisco de Assis, Liziana Barros, hoje e terça-feira a equipa estará em São Filipe, no São Francisco e na delegacia de Saúde, na quarta-feira vai estar em Chã das Caldeiras e na quinta-feira, último dia, a missão estará no município dos Mosteiros.
Da missão destacam-se dois pediatras, dois oftalmologistas/optometristas, dois ginecologistas, três médicos internistas/médicos de emergência e dois dentistas, assim como enfermeiros e técnicos.
Devido a problema de espaços no Hospital Regional São Francisco de Assis, os médicos internistas fazem o atendimento nas instalações da Delegacia de Saúde de São Filipe.
A missão é portadora de materiais e equipamentos hospitalares que utilizam para a realização das consultas e para um melhor atendimento contrataram um grupo de intérpretes.
A primeira missão médica organizada pelo Tempo da Restauração esteve na ilha do Fogo em Setembro de 2019, antes da pandemia de covid-19 e durante uma semana apoiaram as estruturas de saúde da ilha.
Na altura o Templo da Restauração doou ao Hospital Regional São Francisco de Assis um conjunto de equipamentos médicos com destaque para um mamógrafo novo que começou a funcionar no segundo semestre de 2022, permitindo a este estabelecimento hospitalar realizar rastreio do cancro da mama.
A Semana com Inforpress