Segundo a Inforpress, a actividade desenvolvida numa parceria entre a Câmara Municipal do Sal, o Movimento Civil para as Comunidades Responsáveis, a Worldwide Veterianry Service, a Associação Projecto Biodiversidade e a Clínica SAHAL, visa a esterilização de 80% da população canina, nas cidades dos Espargos e Santa Maria.
Nos Espargos, a operação desenrola-se no edifício da casa para todos, em Chã de Matias, de 19 de Fevereiro a 16 de Março, e em Santa Maria de 17 a 30 de Março, também no edifício “casa para todos”, desta feita perto do estádio Djidjuca.
De acordo com uma nota a que a Inforpress teve acesso, todos os cães esterilizados serão identificados com microchip e registados, sendo a esterilização e o registo gratuitos.
Segundo a mesma fonte, acredita-se que com esta metodologia a população canina será estabilizada e registada, podendo-se implementar outras medidas de posse responsável de cães.
Assim, de acordo com o mesmo documento, será introduzida uma nova técnica de sinalização dos cães comunitários esterilizados, através de um corte na orelha do cão, cicatrizado de imediato que “não causará dor ou infecção” aos animais.
Além das parcerias das entidades já referidas, a megacampanha, conta também com a parceria e apoio da Fundação Brigitte Bardot e da Marchig Animal Welfare Trust.