ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dia dos heróis nacionais assinalado com várias atividades: Santa Cruz acolhe ato central 20 Janeiro 2020

Cabo Verde assinala com várias politicas e culturais, com destaque em Santiago e no Sal, o 20 de janeiro, Dia dos Heróis Nacionais. Uma data que simboliza o aniversário em que o herói nacional Amilcar Cabral foi barbaramente assassinado em Guiné Conacri.

Dia dos heróis nacionais assinalado com várias atividades: Santa Cruz acolhe ato central

O ato central acontece em Santa Cruz, interior de Santiago. A iniciativa é promovida pela Fundação Amilcar Cabral, em parceria com a Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria e a Câmara Municipal.

Conforme o programa, o acto central acontece nesta segunda-feira, 20, com içar da bandeira nacional, nos paços do concelho, seguido de actuação da banda militar e sessão solene. Esta inclui, entre outras atividades, concurso “Cabral no olhar das crianças” (poesia, contos, desenho e pintura), apresentação do livro infantil “Eu Amílcar”, de Marliena Pereira. Fazem ainda parte do programa a animação nos estabelecimentos escolares, torneios de basquetebol e futsal, maratona, exposição, concerto “Cantar Cabral” e feira de saúde nas comunidades de rabelados de Achada Bel Bel e Monte de Rabelado.

Marcha Cabral unificador na Praia

Por seu turno, a cidade da Praia acolhe, neste 20 de Janeiro-Dia dos Heróis Nacionais, a 8ª edição da Marcha Cabral Unificador do Povo. Com o lema “Participação da mulher na luta de libertação”, o objetivo é homenagear as mulheres africanas.

De acordo com a organização, a concentração está marcada para as 09:30 horas, em frente à praça Alexandre Albuquerque, no Platô. Na programação constam ainda a passagem para o Memorial Amílcar Cabral, onde terá um momento solene, e um minuto de silêncio em homenagem a Amílcar Cabral e a todos os Heróis Africanos, seguido do hino da independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Para este ano, além da população, no geral, prevê-se a participação da comunidade Rabeladu de Spinhu Branku, Batukadera di Txada Grandi Frenti, Grupu Afro Abel Djassi, Tabanka Grandi, Batukada de Txada Grandi, Grupo Abadá Capoeira, entre outros, segundo a organização.

Esta iniciativa parte do Movimento Corrente de Ativistas Resistência e Liberdade, que desde 2013 celebram, com uma marcha, o Dia dos Heróis Nacionais. “Nesse dia não só celebramos os nossos ancestrais tombados na luta pela total independência do povo Africano, como também aproveitamos para refletir sobre os novos desafios à luta contínua do nosso povo pelo direito supremo à dignidade, à justiça e ao bem-estar”, sublinha a mesma fonte.

Sal: Deposição de coroas de flores e atividades da Câmara

Também a delegação regional da Associação de Guineenses, denominada “Bafatá XXI”, no Sal, assinala o Dia dos Heróis, 20 de Janeiro, com marcha e deposição de coroa de flores na Estátua Amílcar Cabral, no Aeroporto que leva o mesmo nome.

Por outro lado, a Câmara Municipal do Sal, no âmbito da programação da Semana da República, escolhe também a efeméride para levar a cabo uma série de actividades, nomeadamente lançamento de primeira pedra para construção de parques fitness, parque infantil, requalificação de zonas, entrega de moradias, entre outras coisas.

É de salientar que o Dia dos Heróis Nacionais, 20 de Janeiro, assinala o aniversário da morte de Amílcar Cabral e presta homenagem aos que lutaram pela independência da Guiné e Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project