O "Dia Nacional da Cultura e das Comunidades", que se celebra a 18 de Outubro, terá, este ano, como lema “Somos Cultura” e o acto central será em Lisboa, Portugal, segundo informação avançada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
No Sal a efeméride é assinalada com artes plásticas de artistas salenses, nomeadamente Randy Pinto, Ivanilson Andrade, Yasmine Soares, Kriola Dreams e Dedé Monteiro, no Hall de entrada da Câmara Municipal do Sal, durante quatro dias, de 16 a 20, das 08:00 às 16:00 horas, nos Espargos e em Santa Maria.
No dia 17, as pessoas poderão participar na habitual Serenata Cabo Verde, em Santa Maria, às 19:00 horas, com concentração em frente ao Mercado Municipal, percorrendo-se a pedonal Ildo Lobo até ao Hotel Nha Terra.
Nos Espargos, a actividade será no dia 18, à mesma hora com concentração em frente à Câmara Municipal do Sal, percurso, Pracinha de Quebrod, Chã de Matias, Hortelã, terminando na Esplanada Bom Dia.
No dia 20, os amantes da literatura e não só poderão assistir ao Lançamento do livro de José J. Cabral, “Destino Aziado”, e o documentário “Velho Caminheiro” de Jean Gomes, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sal.
Serenata Cabo Verde constitui uma oportunidade para prestar homenagem a figuras cabo-verdianas que cantaram, compuseram e tocaram a morna.
As actividades alusivas ao Dia Nacional terminam no dia 27, às 20:00, com “Dja d’Sal – Canta Nhelas Spencer”, no Anfiteatro José Cabral, com a participação de músicos locais.
O 18 de Outubro, data em que se celebra o nascimento do Poeta Eugénio Tavares, foi instituído como o Dia Nacional da Cultura.
Eugénio Tavares foi a figura cimeira da vida cultural, política e social de Cabo Verde entre 1890 e 1930 tendo nessas três décadas demonstrado o domínio de todas as áreas da cultura do seu povo e tendo sido também, o seu maior intérprete até aos nossos dias.
A Semana com Inforpress