ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ilha do Sal: Casa da Cultura ostenta nome do “exímio guitarrista” Taninho Évora 07 Julho 2022

A Câmara Municipal do Sal homenageou terça-feira, a título póstumo, o “exímio guitarrista” Taninho Évora, atribuindo o seu nome à Casa da Cultura, para assinalar o 47º aniversário da Independência Nacional, celebrado a 05 de Julho.

Ilha do Sal: Casa da Cultura ostenta nome do “exímio guitarrista” Taninho Évora

O programa de atividades para assinalar o 47º aniversário da Independência de Cabo Verde abrangeu uma série de inaugurações de obras, eventos culturais e desportivos, tendo sido concluído com a atribuição de topónimos, “Largo de Nha Lilina”, em Chã de Fraqueza, e “Casa da Cultura Taninho Évora”, na Praça Abílio Duarte, nos Espargos, onde também fica a Biblioteca Municipal, e o Anfiteatro José Cabral.

O descerramento da placa, presidida pelo autarca Júlio Lopes, aconteceu no final da tarde de terça-feira, na presença da viúva, filhos e amigos, num momento vivenciado com atuação de alguns músicos e guitarristas da praça.

O filho do homenageado, Osvaldo Rendall Évora, agradecendo o gesto, falou das qualidades e sua vivência com o pai, embora tenha-se separado dele ainda jovem.

“Sou o que sou hoje graças ao meu pai. Absorvi tudo que me deu e ensinou enquanto vivi com ele. Era uma pessoa exigente, correta e muito amável. Lembro-me dele com saudades”, enfatizou.

Apanhado de surpresa, o músico e compositor Alcides Brito, por sinal sobrinho, falou um pouco dos dotes de Taninho Évora, enquanto músico e guitarrista, passando uma breve pincelada à sua biografia.

No final, o autarca Júlio Lopes manifestou satisfação por ligar o nome de Taninho Évora à Casa da Cultura”, nos Espargos, ideia aplaudida por unanimidade, conforme assegurou, por tudo o que ele fez para a ilha do Sal.

“As pessoas sabem quem foi Taninho Évora e o que ele fez para a ilha do Sal e Cabo Verde. Ele contribuiu muito para a música, para a interpretação da música através da guitarra, nesta ilha.

“Então estamos satisfeitos porque isto também enquadra-se num outro programa que temos de toponímia das nossas cidades e de homenagear as pessoas. Agora Taninho Évora, mas seguem-se outras figuras que também deram o seu contributo para promover a ilha do Sal”, concluiu o autarca.

António Evangelista Évora, Taninho Évora, faleceu em Junho de 2014, nos Estados Unidos, aos 82 anos de idade.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project