A marcha envolvendo soldados da 2ª Região Militar, contando também com a participação da Polícia Nacional, elementos do corpo de Bombeiros municipais, agentes penitenciários e da fiscalização da câmara municipal, arrancou na zona de Chã de Fraqueza, tendo-se percorrido toda a área circundante até chegar ao centro da Preguiça, na Rua 03 de Agosto, conhecida rua dos bancos.
Chegados ali, fez-se as continências da praxe, testemunhada por várias figuras e individualidades da ilha.
Além deste desfile, a 2ª Região Militar assinala a efeméride com várias outras actividades, nomeadamente “Soldado por um dia”, com alunos e responsáveis das escolas secundárias, palestras, feira de saúde, demonstração de técnica, entre outras acções de carácter cívico/militar.
O programa militar contempla ainda, nos próximos dias, exibição de um mini filme da 2ª Região Militar, campanha de limpeza, conversa aberta, e almoço de confraternização.
Depois do desfile, em declarações à imprensa, o Major Álvaro da Luz disse que o Dia da Defesa Nacional tem uma importância para as forças armadas, cujas actividades para celebração da data não são apenas para militares, devendo, porém, abranger a sociedade no seu todo.
O Dia da Defesa Nacional, instituído pela Resolução nº 14/2011 de 07 de Março, comemora-se anualmente no dia 06 de Novembro, visando reforçar o elo entre as instituições de defesa e a sociedade civil, construir e reforçar a consciência cívica cabo-verdiana, através da divulgação, reflexão e debate de temas pertinentes, para a problemática da segurança e defesa nacional, para o papel das Forças Armadas e, ainda promover a cidadania, os valores éticos e o culto do patriotismo.
A Semana com Inforpress