DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ilha do Sal: “É uma bênção receber o Campeonato do Mundo de Windsurf 2022 neste momento de retoma” – ministro 20 Fevereiro 2022

O ministro do Mar, Abraão Vicente, considerou hoje na ilha do Sal que é uma bênção receber, neste momento de retoma, a primeira etapa do Campeonato do Mundo de Windsurf 2022.

Ilha do Sal: “É uma bênção receber o Campeonato do Mundo de Windsurf 2022 neste momento de retoma” – ministro

Abraão Vicente fez estas declarações à margem do lançamento oficial do evento a que presidiu esta tarde no espaço Angulo’s Beach Club, na cidade turística de Santa Maria, cuja competição náutica decorrerá de 20 a 28, na praia de Ponta Preta.

“É uma bênção, neste momento de retoma, termos essa publicidade a nível internacional. Ter um circuito de windsurf em Cabo Verde significa que temos todas as grandes operadoras desta actividade de elite com os olhos apontados para a ilha do Sal, a promover a ilha como destino”, sublinhou o governante.

“Portanto, para a retoma turística, para o marketing e para o branding (marca) territorial da ilha do Sal e Cabo Verde, é fundamental que não só aconteça este ano, mas tenhamos a capacidade de agarrar a oportunidade para tornar Cabo Verde um ponto de passagem com alta probabilidade de acontecer todos os anos”, almejou.

Realçando a importância de se criar infraestruturas de apoio para que o País tire as vantagens de receber um evento desta dimensão, o governante manifestou-se satisfeito com o nível de ocupação de alguns hotéis, a circulação nas ruas de Santa Maria, resultante da realização de um evento desta natureza.

Pelo facto, Abraão Vicente aproveitou o momento para apelar ao envolvimento dos operadores turísticos, já que são eles, conforme sublinhou, quem ganha mais com a realização desses eventos.

“Quem ganha mais são os restaurantes, as unidades hoteleiras… É o turismo e a marca Cabo Verde. Portanto, é preciso haver uma sinergia para que durante o ano tenhamos mais financiamento e mais apoio por parte do sector privado”, observou.

A nível desportivo, referiu que o facto de se ter o Josh Angulo outra vez a competir, apesar da sua retirada há algum tempo, mostra “mais uma vez, o engajamento do atleta” com a marca Cabo Verde.

Nesta medida, disse que é preciso motivar os cabo-verdianos a aprender, a praticar a modalidade para que sempre que passe uma etapa em Cabo Verde se tenha, de facto, cabo-verdianos a competir ao mais alto nível.

“Não fosse ele a participar não teríamos um nome”, admitiu, encarando o desafio da formação como um elemento fundamental, de modo a introduzir no circuito internacional outros jovens atletas para que esse circuito, conforme sublinhou, não tenha apenas Cabo Verde como lugar, mas também jovens cabo-verdianos a competir ao mais alto nível, como já acontece no kite surf.

Também para o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, é uma grande oportunidade, “praticamente gratuita”, de publicitar o nome de Cabo Verde a nível mundial, dos vários segmentos pertinentes do turismo.

“A prioridade do Governo tem que ser no marketing e na promoção, e utilizar estes meios, os grandes eventos, designadamente o Campeonato Mundial de Windsurf, para promover ainda mais o Sal e Cabo Verde”, enfatizou o autarca.

A primeira etapa do Campeonato do Mundo de Windsurf – 2022 SOMWR 10X Cabo Verde PWA World Cup – na praia de Ponta Preta, cidade de Santa Maria, é organizada pela Professional Windsurfers Association (PWA) e co-organizada pelo Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Turismo de Cabo Verde, (ITCV), contando como apoio de várias empresas, do sector privado e do sector empresarial público.

Após dois anos de paragem provocada pela pandemia da covido-19, o evento que volta à ribalta conta este ano com a participação de 32 atletas, com destaque para o lendário Josh Angulo.

Alemanha, Espanha, França, Japão, Estados Unidos, Brasil, Venezuela, Inglaterra e Cabo Verde são alguns dos países que estarão representados nesta primeira etapa do Campeonato do Mundo de Windsurf 2022, na praia de Ponta Preta. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project