A série, cuja estreia conta com a parceria da Câmara Municipal do Sal, pretende, de acordo com uma nota de imprensa, distinguir as personalidades, factos e acontecimentos que marcaram a história da ilha.
O primeiro episódio será um tributo à Sra. Olga Wahnon de Morais de Figueiredo ou Dona Olga, que outrora foi considerada uma das docentes de “maior prestígio e importância” na afirmação do ensino na ilha do Sal.
“Também ao papel empreendedor que o seu falecido marido, José Tavares de Figueiredo, desempenhou em várias áreas nesta ilha”, lê-se no documento.
A sessão de estreia do primeiro episódio do documentário produzido pelo jornalista José Luís Santos Spencer, salense, residente há largos anos nos Estados Unidos da América, decorrerá a partir das 17:00 de sexta–feira, 30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A anteceder a exibição, o público será brindado com música ambiente e slide show “Nôs Gent”, Djad’Sal e Capital d’Sabura, em concerto intimista, e ainda uma tertúlia subordinada ao tema “A investigação e a promoção da história, numa perspetiva de conectar as gerações actuais e futuras com o passado da ilha do Sal”.
Mário Paixão Lopes e Ildo Rocha, também conhecido como Evel Rocha, compõem o painel, moderado pelo jornalista Santos Spencer.
A Semana com Inforpress