Désiré Bonnafoux, franco cabo-verdiano falecido em 2001, considerado uma figura importante da ilha, nos anos 50, dedicou parte da sua vida a reunir informações históricas e culturais sobre Cabo Verde.
A apresentação desta obra no Sal, a cargo do investigador cultural Eutrópio Lima da Cruz, resultou de uma parceria entre a Associação Perles de Sel e a Câmara Municipal do Sal, no âmbito de uma semana de homenagem ao escritor, que também contemplou uma exposição da vida e obra de Désiré Bannafoux.
“Música Popular Antiga de Cabo Verde” é uma coletânea de 91 partituras de mornas, coladeiras, galopes, valsas, entre outros géneros musicais, cuja edição póstuma é a primeira das cinco obras que a Associação Perles de Sel pretende publicar dos escritos de Désiré Bonnaffoux.
Para além da publicação dos livros, em Março será também lançado um Website dedicado à vida e obra de Désiré Bonnaffoux.
Para o apresentador, e investigador cultural, Eutrópio Lima da Cruz, trata-se de uma obra com “muito valor histórico”, esclarecendo que toda a intervenção do autor, situa-se no domínio da pesquisa, principalmente, mas não só.
“Ele tem muitas informações sobre a história de Cabo Verde, designadamente da ilha da Boa Vista onde ele nasceu. Trata-se de um livro sobre a música cabo-verdiana, antiga. Ele que nasceu em 1909 passa-nos como testemunho músicas que recolheu, referenciadas com datas, que mergulham no século XIX, por volta de 1850 e até antes. Período, mais ou menos, em que a morna nasceu. Uma obra com muito valor histórico”, sublinhou Eutrópio Lima da Cruz.
A vereadora da Cultura, Maria João Brito, considerou, por seu lado, que é um dever reconhecer e homenagear Bonnaffoux pela sua dedicação à preservação da história de Cabo Verde.
“Nós temos uma dívida com ele, pelo que ele fez para a ilha do Sal. Juntamente com Perles de Sel nós agradecemos bastante pela família ter trazido à luz esta obra que será de grande importância para conhecermos e preservarmos o património cultural imaterial, que é a música, e as partituras que ele tem aqui neste livro”, sublinhou a responsável camarária.
De mãe cabo-verdiana e pai Francês, Désiré Bonnafoux nasceu no dia 31 de Outubro de 1908 em Sal-Rei, ilha da Boa Vista, em casa dos avós maternos, começou os estudos primários na Praia e terminou-os em São Vicente.
Em 1923, acompanhou o pai vindo trabalhar na Salins du Cap-Vert, na ilha do Sal, alguns meses mais tarde os outros membros da família foram para junto deles.
Em 1925, ele também entrou na Salins du Cap-Vert como empregado.
Seguiu um curso de técnico em mecânica e electricidade que lhe foi de “grande utilidade” durante toda a sua actividade profissional.
Em 1930/31, depois de uma estadia de alguns meses em Thiès, no Senegal, para o serviço militar, volta para a Salins du Cap-Vert da qual se torna o director no princípio de 1935, tendo o pai deixado a salinas para ir trabalhar de novo na Boa Vista.
Désiré Bonnafoux faleceu no dia 12 de Dezembro de 2001 com 93 anos.
A Associação Perles de Sel, criada em França, pela filha e neta de Désiré Bonnaffoux, Emma e Stéphanie, tem como missão divulgar o seu legado.
A Semana com Inforpress