A actividade, enquadrada nas celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, assinalado a 05 de Maio, teve como propósito estimular os alunos do 6º. ao 12º. anos para a prática da leitura e da escrita na Língua Portuguesa.
Dos 500 discípulos inscritos, 30 participantes chegaram à fase final, dos quais saíram 12 vencedores, em diferentes categorias, baseadas em composições, frases narrativas, declarativas, artigos de opinião, conto e crónica, dependendo dos níveis dos alunos.
A coordenadora de Língua Portuguesa da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz, Indira Costa, explicou que contando inicialmente com mais de 500 alunos inscritos, do 5º. ao 12º. anos, ao longo dessas edições foram realizadas três fases até se chegar aos primeiros lugares das quatro categorias, envolvendo mais de duas dezenas de professores, a produzir os enunciados e a corrigir os textos.
“Foi um trabalho imenso, mas que nos deu muito prazer, principalmente ver a emoção dessas crianças e jovens nessa fase final”, enfatizou, destacando, por outro lado, o empenho dos alunos e a qualidade dos seus textos.
“Tivemos textos tão bem escritos (…) Estas olimpíadas tiveram como propósito incentivar a um maior e melhor uso da língua portuguesa, à prática da leitura e escrita da língua portuguesa. Com isso temos vindo a fazer várias actividades no sentido de aumentarem o nível de proficiência”, referiu.
E os participantes destas olimpíadas dizem também ter gostado da experiência, esperando elevar cada vez mais seu nível na Língua Portuguesa. A Seana com Inforpress