SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ilha do Sal: Trabalhadores da ASA ameaçam entrar em greve no início do mês de Setembro 23 Agosto 2022

Os trabalhadores da ASA, no Sal, ameaçam entrar em greve, por um período de 48 horas, de 01 a 03 de Setembro, abrangendo todas as classes profissionais nos aeroportos do Sal e de São Vicente.

Ilha do Sal: Trabalhadores da ASA ameaçam entrar em greve no início do mês de Setembro

A causa desta greve, que deverá ter início às 07:30 do dia 01 de Setembro, devendo terminar às 07:30 do dia 03, do mesmo mês, prende-se com o não pagamento do subsídio de férias de 2021.

Segundo a presidente do Sindicato dos Transportes, Comunicações e Administração Pública (Sintcap), Maria de Brito, a posição do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Aviação e Segurança Aérea (ASA), “que se recusa” a encontrar-se com os sindicatos, dizendo “taxativamente” que o assunto subsídio de férias “está fechado”, provocou “uma revolta” nos trabalhadores, pelo que entenderam partir para a greve.

“Dizem que os sindicatos são livres para continuar a tentar obter o subsídio de férias de 2021 pelas vias que considerarem adequadas, enfatizando que um encontro com esse CA, não lhes parece ser um desses meios”, contou a sindicalista, contestando a forma como a administração vem lidando com os trabalhadores.

Maria de Brito informou que o pré-aviso de greve foi entregue hoje, na Administração da ASA e na Direcção Regional do Trabalho e deixou claro que os trabalhadores não irão desistir de lutar para que a empresa pague esse subsídio, já que é um direito adquirido, conforme realçou.

A sindicalista explicou que a decisão da greve saiu da assembleia-geral com os trabalhadores e adiantou que o Sintcap recebeu uma outra resposta do conselho de administração, não obstante manter a posição de não pagar o subsídio em causa, disponibilizando-se a encontrar-se com os sindicatos, na segunda quinzena de Setembro.

“O Sintcap não podia deixar de cumprir uma deliberação saída da assembleia-geral dos trabalhadores, deixando de entregar o pré-aviso de greve, na data decidida nessa assembleia”, esclareceu, Maria de Brito, reiterando “total disponibilidade e abertura”, para continuar a dialogar com a Administração da ASA, com vista a ultrapassar os diferendos. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project